Caparica | 30 anos 30 tunas
A TunaMaria celebra o seu 30º aniversário com um concerto de tunas
A TunaMaria, tuna feminina da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), celebra no dia 9 de Novembro a partir das 20h30, o seu 30º aniversário. Para a comemoração convidou para um concerto no Auditório da Caixa Geral de Depósitos, no seu Campus do Monte da Caparica, nada mais nada menos, que 30 tunas.
Desde Abril deste ano que as celebrações deste aniversário redondo estão em curso, e para este enorme concerto foram feitos convites a tunas que marcaram o percurso da TunaMaria ao longo dos anos, e o vão cantar em palco. Marcarão presença Real Tuna Académica NeOlisipo, a Lusitana – Tuna Feminina da Universidade Lusíada de Lisboa, Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve, TAFUÉ – Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, Barítuna, Tuna Cavaleiras de Sellium -Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Tomar, Tuna Mira, Tuna Feminina do ISEP – Tufeisep, EST’eS La Tuna Feminina, Tuna Médica de Lisboa, A FEMININA – Tuna Feminina da Fac. de Farmácia da Un. de Lisboa, JurisTuna, Tuna Académica de Lisboa, Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro (TFAAUAv), Estudantina Feminina de Coimbra da SF/AAC, TUIMS, Tuna Sadina, TFEP – Tuna Feminina de Economia do Porto, inSpiritus Tuna – Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz, TFIST – Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, TeSuna, anTUNiA – Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, As FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra, Legislatuna, Tuna Femenina San Marcos, EncantaTuna – Tuna Académica Feminina da UBI, ForTuna, Tunassa, e a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto
A TunaMaria foi fundada em 1994, com estreia no dia 29 de Abril de 1994, por ocasião do “Tágides 94″ – II Festival Internacional de Tunas Universitárias”, que teve lugar na Academia Almadense, em Almada. O seu objectivo é incutir nos colegas o espírito académico, e proporcionar aos seus elementos uma agradável passagem pela faculdade, fugindo à rotina das aulas e ao stress dos exames. Fomenta também o companheirismo, divulgando o nome da faculdade, em eventos nacionais e internacionais.
Em 2009, após 15 anos de existência, a TunaMaria assinalou esse aniversário com o lançamento do CD “Notas à Margem”, composto por 13 músicas, que marcaram o percurso da Tuna desde a sua fundação, transmitindo através da música a essência do seu companheirismo.
“Mais de 30 anos se passaram e, se há palavras que nos transportam, há músicas que nos tocam. Hoje, novas caras e novas músicas surgem, mas os ideais mantêm-se. Trabalhando para inovar e evoluir, levamos o nome da cidade de Almada e da NOVA FCT aos vários festivais em que participamos, promovendo a amizade, companheirismo e o verdadeiro espírito académico, através da música.”, explica a tuna feminina.
Anualmente, a TunaMaria realiza o MARIAS – Festival de Tunas Femininas da FCT NOVA, uma tradição musical com mais de 20 anos. Ao longo do ano lectivo, realiza vários ensaios abertos na faculdade, para dar a conhecer a tuna e incentivar os alunos da FCT-NOVA a descobrir o interesse pela música e pelo espírito académico.
´Os bilhetes para o concerto custam 5€ e podem ser comprados aqui. Das 0h às 6h, há também convívio no Campus, com entrada livre.
30 anos 30 tunas, 30º aniversário, Campus da FCT NOVA, Caparica, concertos, espiríto académico, FCT - NOVA, Monte da Caparica, Música, TunaMaria, Tunas Académicas