Caparica | II Feira Comunitária

No dia 30 de Setembro, das 10h às 18h, junto à estação do Pragal

Organizada pelo Grupo Comunitário da Caparica-Pragal a “II Feira Comunitária” acontece no Sábado dia 3o de Setembro das 10h às 18h, no Bairro Cor de Rosa, junto à Estação do Pragal.

O seu objectivo é ser um momento de coesão e fortalecimento comunitário, assim como abrir a possibilidade da comunidade local vender os mais diversos productos, tais como artesanato, comidas tradicionais, produtos hortícolas, frutas, livros, etc., dando a conhecer a diversa riqueza e diversidade cultural presente nos bairros sociais do território da Caparica e Pragal. Haverá também declamação de poesia, venda de livros de autores locais e actuações de músicos como Juana na Rap e Paula Lucas.

Durante o evento, o Grupo Comunitário vai reproduzir a pintura realizada no Parque Filipa D’Água, com o objectivo de dar unidade a diferentes locais do território. Tal como aconteceu com o muro deste parque, a pintura será realizada por membros da comunidade, promovendo uma maior ligação entre os habitantes e o território.

O Grupo Comunitário da Caparica-Pragal foi criado em 2018, abrangendo todo o território contemplado pelos bairros sociais da Caparica e Pragal. Este é uma plataforma de encontro, para trabalho e acção conjunta, entre a participação activa da comunidade e o envolvimento activo das instituições e serviços presentes na mesma, tendo sempre em vista o bem-estar e o desenvolvimento da Comunidade. Desta forma, o Grupo Comunitário da Caparica-Pragal é um grupo informal que reúne moradores, instituições e actores locais chave do território, com o objectivo de melhorar positivamente a zona na qual está inserido, sempre num trabalho constante e próximo com a comunidade local envolvente, pretendendo abranger todo o território contemplado pelos bairros sociais da Caparica e Pragal, tendo como principais limites o Bairro do Matadouro a Este e o Bairro do Raposo a Oeste. 

O Grupo Comunitário da Caparica-Pragal é constituído actualmente por cerca de 50 membros (entre moradores e entidades), contando com a presença regular e parceria das seguintes instituições: Câmara Municipal de Almada (CMA), Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria (JUFCT); Junta da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (JUFACPPC); Santa Casa da Misericórdia de Almada (SCMA); Centro Social e Paroquial do Cristo Rei (CSPCR); AMI – Centro Porta Amiga de Almada; Leigos para o Desenvolvimento; Biblioteca Municipal Maria Lamas, Instituto Piaget; Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina, entre outras.

Um Grupo Comunitário é uma plataforma ou um ponto de encontro, para trabalho e acção conjunta, entre a participação activa da comunidade e o envolvimento activo das instituições e serviços presentes na mesma, tendo sempre em vista o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade. 

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , ,