Caparica | Um morto e oito desalojados em incêndio no Monte da Caparica
Duas habitações térreas foram consumidas pelas chamas
Duas habitações térreas na Rua do Chafariz Público, no Monte da Caparica, foram consumidas pelas chamas de um incêndio, que deflagrou na madrugada de 13 de Dezembro, pelas 5h33. As chamas provocaram um morto, um jovem de 20 anos que se encontrava num anexo de uma das habitações. Oito pessoas, de duas famílias residentes no local, ficaram desalojadas.
O alerta foi dado às 5h33, e ao local acorreram as corporações de bombeiros de Almada, Trafaria, e Cacilhas. O incêndio terá começado na cozinha de uma das habitações, tendo-se propagado à moradia adjacente. A vítima mortal encontrava-se num anexo construído junto à habitação onde o incêndio teve ínicio, cuja saída era feita pelo interior da mesma. Aparentemente, estaria a usar auriculares e a jogar videojogos, não se tendo apercebido do perigo que o rodeava a tempo de fugir.
A vítima, completou 20 anos a 7 de Dezembro, e deixa uma filha de três anos, que não morava consigo. O jovem sempre morou nesta habitação, primeiro com a mãe, falecida há seis anos, e actualmente com os tios. No momento do incêndio, o tio ligou ao sobrinho do exterior da habitação, que lhe disse não conseguir fugir, tendo a chamada sido interrompida de seguida. O tio tentou salvá-lo mas não conseguiu, devido à densidade do fumo e à intensidade das chamas. O óbito foi declarado no local.
Os oito desalojados, duas famílias sem crianças, serão realojadas temporariamente em residências dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas e de Almada, entidades parceiras do Conselho Local de Acção Social de Almada (CLASA). Estas residências destinam-se a alojamentos de emergência, como é o caso. Cinco pessoas ocupavam a casa mais afectada, e outras três residiam na outra habitação.
A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, responsável pela investigação de incêndios urbanos, vai investigar o caso, sendo que o seu ponto de ignição ainda não foi determinado.
No local estiveram 41 operacionais dos bombeiros voluntários da Trafaria, Almada, e Cacilhas, elementos da GNR, do INEM, e também 16 veículos de apoio.
bombeiros, BV Almada, BV Cacilhas, BV Trafaria, Caparica, Desalojados, GNR, incêndio, Incêndio urbano, INEM, Monte da Caparica, PJ, Vítima mortal