Charneca e Laranjeiro | Arte Pública de Almada
O projecto visa integrar a população sénior na criação de conteúdos pela arte, através de vínculos entre as pessoas e as obras de arte urbana contemporânea
O projecto “Arte Pública de Almada” na sua edição de 2023, pretende uma aproximação a obras de Arte Pública Contemporânea de Almada, particularmente evocativas do Poder Local Democrático. Procura-se integrar a população sénior (M/65) na pesquisa e criação de conteúdos sobre as esculturas União, de Álvaro Carneiro (junto à Junta de Freguesia da Charneca da Caparica) e a escultura Fraternidade, de António Júlio (Parque Luís Sá, Laranjeiro), que serão depois partilhados com a comunidade em geral, através do site do projecto. Arte e Envelhecimento Activo está limitado a dois grupos, um no Laranjeiro, outro na Charneca da Caparica.
Compõem o projecto um ciclo de ações estratégicas de mediação cultural divididas em duas fases. A primeira fase inclui de sessões de acolhimento dos grupos, visitas exploratórias aos monumentos, sessões sobre memórias e territórios, sessões sobre Arte Pública e Poder Local, e ainda sessões sobre o processo de criação e os autores das obras. Numa segunda fase, estão programadas sessões de escrita criativa, ilustração e criação plástica de cenários, e gravação de imagem e som, criações para as quais a inspiração será oriunda de vivências dos participantes sobre as obras de arte, os territórios, os factos históricos e o espaço urbano.
Promove-se a mobilização dos vínculos entre as pessoas e as obras de arte, a aprendizagem sobre o território que habitamos, a criação artística, a utilização de ferramentas multimédia e um enorme valor: a intergeracionalidade, através da troca de experiências e conteúdos.
As sessões vão realizar-se entre Fevereiro e Junho de 2023 no auditório da Junta de Freguesia da Charneca da Caparica às sextas-feiras entre as 14h e as 18h e algumas sessões especiais aos sábados à tarde.
Este é um projecto da Mundo do Espectáculo – Associação Cultural – ACOME que enquanto Associação Cultural, tem desenvolvido actividade relevante com o objectivo de criar uma nova sensibilidade relativamente às artes e expressões, considerando fundamentais a educação estética como componente crítica e integradora do conhecimento e a educação artística como componente expressiva e criadora. Pretende-se, nesta dupla focagem, contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa e a sua abertura aos valores culturais.
As sessões do evento dividem-se em duas partes: as relativas à obra “Fraternidade”, realizam-se no auditório da Junta de Freguesia Laranjeiro às segundas-feiras entre as 14h e as 18h e algumas sessões especiais aos sábados à tarde; enquanto que as sessões relativas à obra “União, têm lugar no auditório da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica às sextas-feiras entre as 14h e as 18h e algumas sessões especiais a sábados à tarde.
As inscrições já fecharam. Mais informações através do email artepublica.almada@gmail.com; ou do telefone 938 867 150.
ACOME, Álvaro Carneiro, António Júlio, arte, Arte Pública, Arte Pública de Almada, Associação Cultural, Charneca da Caparica, concelho de Almada, Cultura, edição 2023, envelhecimento activo, Escrita Criativa, esculturas, Fraternidade, Ilustração, Intergeracionalidade, Laranjeiro, Mediação Cultural, Memórias, monumentos, Mundo do Espectáculo, Obras de Arte, Poder Local Democrático, Processo de Criaçãoã, séniores, Territórios, União, visitas
Pingback: Almada | Arte Pública em conversa na Cerca - Almada online