Costa da Caparica | GNR realiza HEAT
Forças da Unidade de Intervenção da GNR treinaram resposta a situações de risco elevado
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou o Curso Hostile Environment Awareness Training (HEAT), entre 16 a 20 de Outubro, na Costa da Caparica.
Este curso foi organizado pelo Centro de Treino e Aprontamento de Forças para Missões Internacionais (CTAFMI), da Unidade de Intervenção (UI), sob a égide do Colégio Europeu de Segurança e Defesa (CESD), inserido na estrutura do Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE).
Desde 2018 que a Guarda Nacional Republicana é a entidade formadora do Curso HEAT, tendo ministrado esta formação a entidades civis e demais entidades. O Curso HEAT, certificado pela Europe’s New Training Initiative for Civilian Crisis Management (ENTRi), surge da necessidade identificada pela União Europeia (UE) de preparar elementos policiais e especialistas civis, em cenários inóspitos considerados de risco elevado. O curso tem por objectivo capacitar profissionais com conhecimentos sobre ameaças e riscos associados a situações críticas e de emergência e, providenciar um treino intensivo para lidar com essas situações, adoptando procedimentos de segurança específicos, quando projectados nas diversas missões e operações de Gestão de Crises no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da União Europeia.
A formação contou com a participação de 20 formandos de sete Estados-Membros da UE, representantes da Comissão Europeia, funcionários do Conselho da UE e da NATO, os quais tiveram a oportunidade de colocar em práctica diversos procedimentos de segurança, de conduta individual e colectiva, perante determinados cenários, riscos e ameaças, de uma forma segura e realista, reforçando a sua sensibilização e resposta operacional.
O curso assenta em sessões teóricas, materializadas numa forte componente práctica, sendo abordados vários módulos, nomeadamente: procedimentos de segurança pessoal, segurança das informações, navegação e procedimentos de deslocação em viaturas; cuidados de emergência médica em ambiente táctico; protecção contra a ameaça de explosivos; gestão de stress em situações simuladas de elevada perigosidade.
O HEAT contou com a participação de vários formadores do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS) da PSP e, a CTAFMI da Unidade de Intervenção.
cenários inóspitos de risco elevado, Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo, Centro de Treino e Aprontamento de Forças para Missões Internacionais, CESD, CIEXSS, Colégio Europeu de Segurança e Defesa, Costa da Caparica, CTAFMI, ENTRi, Europe’s New Training Initiative for Civilian Crisis Management, formação, GIOE, GIOP, GNR, Grupo de Intervenção de Operações Especiais, Grupo de Intervenção de Ordem Pública, HEAT, Hostile Environment Awareness Training, NATO, PCSD, Política Comum de Segurança e Defesa, PSP, Serviço Europeu para a Acção Externa, Treino, UI, Unidade de Intervenção