Equipa de Equitação que representa Portugal nos “jogos olímpicos” foi preparada em Almada
De 17 a 25 de Junho decorrem os World Games Special Olympics 2023, onde compete a delegação de equitação portuguesa, preparada em Almada
De 17 a 25 de Junho, decorrem os World Games Special Olympics 2023, em Berlim, na Alemanha. Trata-se dos “jogos olímpicos” para atletas portadores de incapacidade intelectual e, Portugal participa em Equitação com uma equipa de três cavaleiros chefiados pelo treinador de equitação Ivo Patronilho.
Ivo Patronilho é treinador de equitação há cerca de 12 anos, vindo a desenvolver o seu trabalho com cavaleiros portadores de incapacidade intelectual e/ou motora, das terapias equestres à competição, ministrando também aulas de equitação para “normativos”, desde a iniciação à competição nas disciplinas de Dressage e Equitação de trabalho.
Em 2022 inaugurou em Almada, a Academia Equestre S. Paulo, situada junto ao Cristo Rei, onde desenvolve o seu trabalho, treina diariamente os seu cavalos e dos seus clientes.
Há 4 anos, este treinador levou a Equitação SO Portugal aos pódios, em Abu Dhabi com ouros, pratas e bronze; há 8 anos fez parte da equipa de preparação para os World Games Los Angeles, vendo o cavaleiro que treinava ser ouro.
O Special Olympics Portugal e Ivo Patronilho, apuraram uma equipa de três níveis diferentes: Hugo Almeida da Associação Equiterapeutica do Porto e Matosinhos (Porto), nível A; Cristina Silva da NECI / Associação de Equitação Adaptada do Barlavento (Lagos), nível CI; Ana Isabel Marques da Academia Equestre João Cardiga (Oeiras), nível BI.
Para preparar os World Games Special Olympics esta equipa fez a sua preparação em cada um dos seus clubes e estágios juntos, com o treinador que os acompanhará, Ivo Patronilho, na Academia Equestre S. Paulo, em Almada. “Semanalmente os três iam treinado nos seus clubes/centros com os treinadores/técnicos dos mesmos. Neste percurso pude observa-los no Campeonato Nacional de Equitação SOP onde todos subiram ao pódio. Nos últimos meses tivemos estágios e a evolução tem sido evidente, tanto tecnicamente como no espírito de grupo e de saudável competitividade.”, explica Ivo Patronilho.
Quanto às expectativas que tem para esta competição internacional responde: “Sinto que os três estão preparados. Cada um tem as suas limitações, mas estou convicto que vão fazer o seu melhor, neste tipo de competição o cavalo é da organização e não aquele que eles montam habitualmente (é uma regra destas provas SO), mas esse factor foi trabalhado. Acredito nos três e na capacidade de superação, tal como no trabalho desenvolvido.”
A competição é reconhecida e apoiada, pelo Comité Olímpico Internacional e pela Federação Equestre Internacional.
A modalidade Equitação nos World Games Special Olympics 2023, na Alemanha, contará com a participação de 124 cavaleiros, 62 treinadores e, 42 delegações, de todo o mundo.
Desporto, Equitação adaptada, Pragal, Special Olympics Portugal, World Games Special Olympics 2023