Feijó | Vandalismo encerra ES Romeu Correia
Centenas de alunos encontram-se sem aulas desde a passada Segunda-Feira, 17 de Março
A Escola Secundária Romeu Correia, que lecciona o 3º ciclo no Feijó, está encerrada desde Segunda-Feira 17 de Março, por ter sido alvo de vandalismo durante o fim de semana passado. Centenas de alunos, do 7.° ao 12.° ano, só poderão regressar às aulas na próxima Quinta-Feira, após limpeza do espaço.
Segundo o JN, os vândalos arrombaram uma porta, forçaram a entrada na escola e causaram estragos no seu interior. Num dos pisos as paredes foram grafitadas e por todo o lado foram descarregados extintores, incluindo na cozinha e no refeitório.
De acordo com fonte oficial da Câmara Municipal de Almada (CMA), citada pelo mesmo jornal, “a reabertura está prevista ocorrer na Quinta-Feira, assim se consigam terminar os trabalhos de limpeza que ainda estão em curso”.
A escola não conseguiu efectuar a limpeza com recurso aos próprios meios e viu-se obrigada a contratar uma empresa de limpeza especializada devido ao pó dos extintores, processo que demorou o seu tempo.
Os alunos estão sem aulas devido ao vandalismo e, de acordo com fonte da autarquia, não houve lugar a transferência de estudantes para outra escola.
Construída em 1979 pelo Ministério da Educação, a ES Romeu Correia foi totalmente reconstruída em 2008 pelo mesmo ministério. É sede do agrupamento de escolas com o mesmo nome. A escola possui 30 salas de aulas e de actividades, valências de 3º ciclo, secundário e cursos profissionais.
A PSP encontra-se a investigar o caso, sem que sejam conhecidas detenções ou tenham sido identificados autores até ao momento.
Actualização 19-03-2025 19h – O Almada Online enviou várias perguntas ao Agrupamento de Escolas Romeu Correia e à CMA. Da parte da CMA recebemos uma resposta curta, sem mais informações para além das que constam nesta notícia. Da parte do agrupamento, continuamos sem resposta.
3º ciclo, Agrupamento de escolas Romeu Correia, alunos, arrombamento, aulas, auxiliares de educação, Câmara Municipal de Almada, CMA, cozinha, crime, Danos, Educação, encerramento, Ensino profissional, Ensino Secundário, entrada forçada, ES Romeu Correia, Escola, estragos, extintores, Feijó, graffiti, Investigação Criminal, limpeza, limpeza especializada, professores, PSP, PSP Almada, reabertura, refeitório, vandalismo