Fertagus lança pagamento Contactless

Já é possível comprar e validar viagens com cartão de pagamento contactless nos comboios da Fertagus

A partir de hoje, dia 29 de Novembro de 2022, já é possível comprar e validar em simultâneo, as viagens em toda a rede de comboios da Fertagus, nas 14 estações, com um cartão de pagamento contactless. Esta iniciativa, pioneira na região da Área Metropolitana de Lisboa, resultou de um projecto desenvolvido entre a Mastercard, a Fertagus, a Finaro, a Ubirider e a Axians. O seu objectivo é proporcionar viagens mais cómodas e fáceis aos passageiros ocasionais do serviço ferroviário da Fertagus, sem necessidade de dispenderem tempo a comprar bilhete.

“A Fertagus tem sido pioneira em Portugal em vários projectos inovadores, como é o caso da utilização do telemóvel para viajar e agora os cartões bancários contacless”, refere Clara Esquível, administradora da Fertagus, em comunicado. “Queremos que seja fácil para todos utilizar o comboio, mesmo que seja a primeira vez neste transporte, e os cartões bancários contacless permitem essa facilidade – para não mencionar o ganho ambiental que se regista com a poupança de bilhetes em papel.”

 “A facilidade e comodidade na utilização do contactless é determinante para garantir os níveis de qualidade do serviço e satisfação do cliente, que sempre foi nosso objectivo. Uma maior facilidade no acesso ao serviço permite um ganho efectivo de tempo nas deslocações dos nossos clientes.”, afirmou Clara Esquível no mesmo comunicado.

Assim, pode viajar utilizando um cartão bancário contactless, físico (plástico) ou virtual (com tecnologias como Apple Pay ou Google Pay no smartphone ou no smartwatch), sem ter que pré-adquirir qualquer título de transporte. Basta encostar o seu cartão bancário num validador Fertagus identificado para o efeito, seleccionar o destino e seguir viagem. Com esta modalidade não necessita ir à máquina carregar ou comprar um cartão.

O validador vai apenas pedir-lhe que indique o destino para que possa debitar o valor correcto da viagem. O custo de cada viagem através do pagamento contactless é igual ao custo de comprar na máquina, sem o valor que pagaria pelo cartão Navegante Ocasional (0,50 €). 

Cada validação corresponde a apenas uma viagem, com uma determinada origem e destino, no período máximo de duas horas. O cartão bancário contactless ou o telemóvel funcionam como bilhete e, no caso de haver fiscalização a bordo, deverá aparesentá-lo aos agentes, para que possam comprovar quando e onde ocorreu a validação, através de uma aplicação própria no telemóvel. Tenha atenção que por cartão pode comprar uma viagem apenas para si; se viajar com alguém, essa pessoa terá ela de comprar a sua viagem, na máquina ou no validador contactles.

Todos os validadores disponíveis para a utilização de cartões bancários contactless estão identificados e diferenciados dos restantes, com uma imagem própria e, existe pelo menos um validador contactless em cada estação da Fertagus. 

©Fertagus / Os validadores de cartões bancários contactless estão diferenciados dos restantes com uma imagem própria.

Pode utilizar cartões VISA, VPAY, Electron e Mastercard. Só numa segunda fase, durante o primeiro semestre de 2023, é que os novos validadores passarão a aceitar também os cartões Navegante, para já mantém-se os antigos validadores para o tradicional passe. A substituição dos validadores antigos pelos novos será feita gradualmente.

Poderá aceder ao portal de cartões bancários contactless, registar-se ou consultar o seu histórico, descarregar facturas e introduzir o seu NIF aqui.

Este projecto foi apresentado em Setembro, durante a Semana da Mobilidade, e é mais uma das actividades no âmbito da parceria da Mastercard com o Grupo Barraqueiro, que pretende dar resposta aos desafios da transformação digital no sector da mobilidade urbana e dos transportes públicos em Portugal, através do recurso a soluções tecnológicas inovadoras, incluindo na área dos pagamentos dos títulos de transporte.

Também a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) está a trabalhar para em 2023 disponibilizar pagamentos contactless na rede da Carris Metropolitana.

, , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online