Fertagus reforça oferta do serviço nas horas de ponta
Medida entra em vigor na próxima Segunda-Feira, 20 de Janeiro
Após a insatisfação dos passageiros sobre as alterações aos horários e a forma desumana como estavam a ser transportados, a Fertagus anunciou na Sexta-Feira, 17 de Janeiro, que as ligações ferroviárias entre a Margem Sul e Lisboa nas horas de ponta vão passar a ser feitas com comboios duplos e simples, a partir da próxima Segunda-Feira, dia 20.
A transportadora ferroviária, garante aos passageiros que não haverá dois comboios simples seguidos no troço entre Coina (concelho do Barreiro) e Lisboa.
“Informamos que, a partir do dia 20 de Janeiro de 2025, entrará em vigor uma nova oferta de comboios duplos e simples, na sequência da monitorização que tem sido efectuada aos crescimentos de procura e utilização dos novos horários”, refere a empresa.
A Fertagus adianta que irá ainda disponibilizar informação sobre “os níveis de ocupação dos horários, nas horas de ponta, de acordo com as contagens recentes à procura”.
“Estas medidas permitirão aos passageiros distribuírem-se pelos comboios com maior capacidade de transporte”, salienta a empresa.
Pode consultar aqui os horários da oferta reforçada, que entra em vigor na próxima Segunda-Feira, e aqui, ou no gráfico abaixo, pode verificar quais as taxas de ocupação das partidas na estação do Pragal, segundo a contagem da Fertagus, para que possa decidir qual a opção que mais lhe convém, para evitar a sobrelotação.

Os utentes do serviço ferroviário prestado pela Fertagus têm vindo a denunciar, nas redes sociais e em alertas dirigidos à Câmara Municipal de Almada (CMA), que desde Dezembro, quando foram alterados os horários, os comboios que partem de Setúbal enchem rapidamente, deixando passageiros de fora, particularmente na estação do Pragal, no concelho de Almada.
Na Terça-Feira passada, a presidente da CMA, Inês de Medeiros, esteve na estação do Pragal e alertou para a necessidade urgente de um reforço do número de carruagens para resolver os constrangimentos registados.
“Os constrangimentos que temos notado, e de forma muito intensa, devem-se a uma reformulação no seguimento de uma renovação do contrato de concessão que o Governo fez com a Fertagus. De facto, aumentou a frequência e não temos dúvidas da importância, mas tem um grande inconveniente que é não haver aumento de carruagens”, disse Inês de Medeiros.
Em Dezembro, a empresa alterou os horários dos comboios entre as duas margens do Tejo, passando a ter uma periodicidade de 20 minutos em ambos os sentidos. Até essa data, a circulação de comboios da Fertagus entre as estações de Setúbal e de Lisboa (Roma-Areeiro) era feita de 30 em 30 minutos nos dias úteis, e de 60 em 60 minutos aos Sábados, Domingos e Feriados.
O aumento da oferta do horário de transporte ferroviário entre Lisboa e Setúbal foi anunciado em Novembro pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, no âmbito do alargamento do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e meio, até 31 Março de 2031.
Contudo, os utentes queixavam-se que a alteração introduzida em Dezembro não foi acompanhada de um reforço de carruagens, havendo relatos de passageiros de estações dos concelhos de Almada e Seixal (Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal) que não conseguiam lugar no horário que habitualmente usavam, e de pessoas que se sentiam mal ou desmaiavam dada a sobrelotação das carruagens.
Esta ligação ferroviária entre Lisboa e a Margem Sul foi inaugurada a 29 de Julho de 1999, com o objectivo de retirar carros da Ponte 25 de Abril.
A travessia liga as estações de Roma-Areeiro, em Lisboa, a Setúbal, e conta com 10 estações na margem Sul e quatro na capital.
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