Península de Setúbal acolhe EU MODEX 25

De 27 a 29 de Janeiro, decorre também em Almada, um exercício de proteção civil europeu

Partilhe:

Nos dias 27, 28 e 29 de Janeiro, decorre em Almada, no Seixal, no Barreiro e em Setúbal, um exercício de protecção civil que conta com meios de vários países da União Europeia. Alerta-se as populações para possíveis aparatos, que não passam de simulacros, pelo que devem manter-se calmas.

O exercício EU MODEX 25, promovido pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil (MPCUE), tem como objectivo treinar e testar equipas autónomas de busca e resgate de países da União Europeia (Países Baixos, Itália, Espanha, Alemanha e Croácia). É um exercício em contexto real, que visa testar de forma articulada as capacidades de resposta internacionais no âmbito da busca e salvamento em contexto de catástrofe – Urban Search And Rescue (USAR), com o socorro às vítimas e o seu transporte para as unidades de saúde adequadas através das Equipas de Emergência Médica (EMT), tornando-se uma oportunidade de treino, de reforço da cooperação e da coordenação das capacidades das várias equipas participantes, de acordo com a sua área de intervenção.

Este exercício surge num ciclo de exercícios, que têm como objectivo colocar à prova os vários Módulos de Protecção Civil, que constituem a designada “European Emergency Responde Capability” ou “voluntary pool”, visando a sua preparação para operações de resposta e intervenção em cenários de catástrofe em todo o mundo.

O cenário principal do exercício será a simulação da ocorrência de um sismo de magnitude de 8,5 na escala de Richter, que provoca o desmoronamento vários edifícios, incluindo Hospitais e Centros de Saúde, colapsando estradas e tornando inoperacional a rede de electricidade e comunicações, seguindo-se um Tsunami que atinge a faixa costeira, provocando, logo após as primeiras horas, 50 mil mortos, 500 mil feridos e 240 mil desaparecidos. Face à dimensão e gravidade da catástrofe, é declarado o estado de emergência e activado o MPCUE, com o empenhamento de todas as forças nacionais, solicitando equipas no âmbito da busca e salvamento em contexto de catástrofe e equipas de emergência médica.

O exercício irá contar com a participação de mais de 1 200 elementos de diferentes países, nomeadamente da Alemanha, Croácia, Espanha, Itália, Países Baixos e Portugal, e será conduzido no Centro de Capacitação e Treino da GNR no Fogueteiro e em outros locais dos municípios de Almada, Barreiro, Seixal e Setúbal.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade Especial de Proteção e Socorro (UEPS), e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) são os anfitriões nacionais deste exercício, articulando-se com a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) na execução dos cenários e envolvimento dos serviços de protecção civil nacionais.

O exercício decorre na península de Setúbal, devido às condições de apoio logístico existentes, e sobretudo à instalação do Centro de Capacitação da UEPS da GNR, no Fogueteiro. Os cenários deste exercício serão os seguintes: Fogueteiro, Seixal – Centro de Capacitação (cidade afectada por sismo); Barreiro – Baía do Tejo (acidente industrial); Aldeia de Paio Pires, Seixal – Siderurgia Nacional (acidente aquático); Cacilhas, Almada – Ex-Lisnave (hospital de campanha); Mitrena, Setúbal (acidente com embarcações); Almada (acidente em elevador).

O campo de futebol de Vale de Milhaços, em Corroios, no concelho do Seixal, vai servir de base de operações ao exercício MODEX 25.

“Queremos, obviamente, estar na linha da frente no que diz respeito a estas matérias. Aproveitava para alertar a população que, em consequência deste exercício, poderá haver algum aparato, mas que se mantenha calma, pois tudo não passa de um exercício”, frisou o presidente da Câmara do Seixal (CMS), Paulo Silva

O EU MODEX 25 inicia-se no dia 25 de Janeiro com a ocorrência de sismo, mas a chegada das equipas ao país afectado ocorre no dia 27 e, portanto, o exercício decorre operacionalmente de 27 a 29 de Janeiro.

No dia 28 de Janeiro, está previsto um briefing dirigido pela GNR, em que será apresentado o exercício e a participação portuguesa a membros do Governo, das autarquias locais, e a entidades e instituições ligadas à protecção civil.

Este exercício, torna a península de Setúbal numa referência no que diz respeito à formação de equipas de socorro, dado o apoio dos vários Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC) ao Centro de Capacitação da GNR e às suas iniciativas de formação.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,