Queda de catenária provoca caos no serviço da Fertagus

Circulação de comboios na POnte 25 de Abril encontra-se cortada

Os acessos à Margem Sul estão complicados para quem escolheu o comboio da Fertagus para regressar a casa, nesta Quarta-Feira dia 28 de Agosto. A queda de uma cantenária e do pantógrafo, em Campolide, cerca das 17h30, está a impedir e a causar grandes atrasos na circulação ferroviária.

A acrescer a este facto, o comboio da CP proveninete de Alcântara com destino a Castanheira não viu a catenária partida e ficou imobilizado nos carris.

A Fertagus alerta os seus pasageiros através do seu site que “por motivo de incidente na via (Queda de catenária na Estação de Campolide) a circulação de comboios irá decorrer com constrangimentos”. Esta situação irá causar “atrasos significativos em todas as circulações”, declara a transportadora ferroviária, que aconselha a que procurem “soluções alternativas dentro do sistema Navegante”, como autocarros ou barcos.

A Fertagus actualizará “a informação sempre que se justifique.”

Na ferrovia, a catenária é um sistema de distribuição e alimentação eléctrica aérea, já o pantógrafo, é o dispositivo montado no topo da locomotiva ou automotora, que as alimenta com corrente eléctrica recolhida da catenária.

19h (Actualização): Dada a extensão de danos na catenária, não existe previsão de retoma da circulação entre Roma-Areeiro e Pragal. A circulação dos comboios da Fertagus decorre apenas entre as Estações de Pragal – Coina- Setúbal, nos dois sentidos, com atrasos.

19h04 (Actualização): A circulação foi reposta no troço entre Roma-Areeiro e Pragal, em via única, com atrasos significativos.

19h40 (Actualização): Circulação a decorrer em via única no troço Roma-Areeiro – Pragal, com atrasos significativos.

20h50 (Actualização): Circulação a decorrer em via única no troço Sete Rios – Alvito, com atrasos significativos.

23h (Actualização): 23:00 – Circulação a decorrer em via única no troço Sete Rios – Alvito, com atrasos significativos.

29-08-2024 5h (Actualização): Circulação Normalizada.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , ,