Re-inauguração do Submarino Barracuda

Que se junta agora como museu, à Fragata D. Fernando II e Glória

O antigo submarino Barracuda vai ser re-inaugurado oficialmente como museu na Quinta-Feira, dia 9 de Maio às 11h30, no Largo Alfredo Dinis em Cacilhas, junto ao terminal fluvial onde se encontra localizado. A abertura ao público acontece Sábado, dia 11 de Maio.

“A cerimónia de inauguração será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, e contará com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, entre outras personalidades.”, informa a Marinha Portuguesa (MP) em comunicado enviado às redacções.

Instalado na zona ribeirinha, junto ao Farol de Cacilhas, na antiga doca 1 da H. Parry & Son, o submarino está agora equipado como se fosse participar em missões, depois de uma reestruturação museológica, que garante a segurança das visitas do público.

Este é o submarino mais antigo de todas as marinhas de guerra da NATO, com 54 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, mais de 52 mil horas navegadas, tendo percorrido mais de 800 mil milhas, o equivalente a 36 voltas ao mundo. O ex-NRP Barracuda, desarmado em Agosto 2010, integra agora como museu, o núcleo museológico do Museu da Marinha, em Cacilhas, criado pela Câmara Municipal de Almada e pela Marinha Portuguesa, do qual a Fragata D. Fernando II e Glória também faz parte.

O submarino Barracuda abriu ao público no dia 4 de Maio de 2022, para visitas guiadas que marcaram os 54 anos ao serviço efectivo da Marinha Portuguesa, voltando a fechar para as reestruturações museológicas necessárias.

A Marinha Portuguesa alerta em comunicado que, “devido à dinâmica do espaço interior, é possível que haja períodos de espera de meia hora.” para o visitar. O horário de visita do submarino é de Terças a Domingos das 10h às 18h.

, , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online