São Silvestre regressa a Almada

A 8ª edição da prova realiza-se dia 14 de Dezembro pelas 18h30

No dia 14 de Dezembro, realiza-se a 8ª edição da corrida anual de São Silvestre de Almada. As inscrições terminaram no dia 11, estando inscritos na prova 879 atletas, mais 60 que na edição anterior.

Este ano, a madrinha da prova é a atleta do Clube Praças da Armada, Laura Grilo, totalista das sete edições da São Silvestre de Almada sempre no pódio, que obteve até ao momento quatro vitórias, dois segundos lugares, e um terceiro lugar.

A prova principal de 10 Km realiza-se às 18h30, e é circular, com partida e chegada junto à Praça São João Baptista, passando pelo Santuário do Cristo Rei. Nela só participam maiores de 19 anos.

Haverá também uma prova de 5 Km, com opção de Caminhada, com partida e chegada no mesmo local, que também passam pelo Santuário. Aqui já podem participar atletas a partir dos 16 anos. Será também permitida a participação de atletas de desporto adaptado.

No mesmo dia, às 17h30, acontece a “Corrida dos Pequenotes” junto ao Fórum Romeu Correia., que será aberta a Bâmbis de 5 a 6 anos que irão percorrer um percurso de 200 metros; e a Benjamins A e B dos 7 aos 11 anos, num percurso de 300 metros. Este é um evento desportivo lúdico sem carácter competitivo, mas todos os pequenotes participantes terão direito a uma medalha no final das provas.

A São Silvestre de Almada é organizada pelo Clube de Atletismo Amigos do Parque da Paz (CAAPP), em parceria com a Associação Desportiva O Mundo da Corrida (ADMC), com o apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA).

Condicionamentos de trânsito

A realização desta prova desportiva vai implicar condicionamentos de trânsito entre as 14h30 e as 19h45.

A partir das 14h30, iniciam-se as montagens na zona da Partida/Chegada na Praça S. João Baptista.

O trânsito será cortado na Rua Padre António Vieira e Rua Dom Francisco Xavier de Noronha.

O trânsito no sentido ascendente na Rua Garcia de Orta é desviado junto ao MacDonald’s e segue em sentido contrário pela lateral à Praça São João Baptista que passa junto à Padaria Portuguesa.

O trânsito proveniente da Rua Dom Francisco Xavier de Noronha, junto ao Montepio Geral e Centro de Saúde é desviado para a Av. Prof. Egas Moniz, a rua da Escola D. António da Costa.

As entradas e saídas do Parque de Estacionamento da Praça da Liberdade serão efectuadas pela Rua Garcia de Orta, junto ao Bingo.

Entre as 17h30 e as 19h45, o trânsito cortado em toda a área da prova, incluindo partidas e chegadas. Verifique aqui os mapas com os percursos detalhados das provas.

A partir das 19h45 será restabelecida a circulação viária em todas as zonas da prova e serão desmobilizados os dispositivos de Segurança, excepto na zona da meta.

Caberá às forças policiais a gestão, planeamento, controlo e eliminação do trânsito não autorizado no decorrer das provas, bem como a garantia da segurança dos participantes.

Condicionamento nos transportes rodoviários

Os autocarros da Carris Metropolitana sofrerão vários condicionamentos devido aos cortes de trânsito necessários para a realização da prova.

3001 : entre as 17h55 e as 18h55 terá o seu serviço suspenso
3003: entre as 18h e as 20h terá percurso alternativo. Devido ao corte do trânsito na Av. Rainha D. Leonor, junto ao Parque Urbano de Almada, ao chegar à estátua de homenagem aos Bombeiros, segue para a Cova da Piedade, pela Rua da Cooperativa Piedense e Av. Aliança Povo MFA, em ambos os sentidos.
3007: terá o seu serviço suspenso entre as 18h15 e as 20h.
3011: entre as 18h e as 20h terá percurso alternativo em ambos os sentidos, pela Cova da Piedade, pela Rua da Cooperativa Piedense, e Av. Aliança Povo MFA.
3703: entre as 18h e as 20h terá percurso alternativo. Na rotunda da estátua de homenagem aos Bombeiros, segue pela Av. Rainha D. Leonor, fazendo a sua paragem final junto ao Pingo Doce. No sentido contrário, vira à esquerda para a Rua Pedro Nunes até ao Ringue do Pombal, onde retoma o seu percurso.
3009, 3012, 3014, 3022 e 3507: terão o seu serviço suspenso entre as 17h55 e as 19h55. Após essa hora, as linhas farão paragem terminal na Estação do Pragal.
3024: terá o seu serviço suspenso entre as 17h40 e as 20h.
3025 e 3026: terão o serviço suspenso entre as 18h e as 20h.
3027: terá o serviço suspenso entre as 18h e as 20h. O serviço voltará ao normal assim que a Ponte do Pragal retomar o seu funcionamento.
3504: terá o seu serviço suspenso entre as 17h45 e as 20h.
3524: entre as 18h e as 20h realizará o seu percurso até ao Alto do índio – Alto do Índio – Terminal – Rua Padre Roberto Sequeira. O serviço voltará ao normal assim que a Ponte do Pragal retomar o seu funcionamento.
3525: entre as 18h e as 20h realizará o seu percurso até à Rua da Liberdade – Ringue do Pombal. O serviço voltará ao normal assim que a Ponte do Pragal retomar o seu funcionamento.

Condicionamentos no metro

 A circulação do metro estará condicionada na zona de realização da prova, o que poderá provocar atrasos significativos.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento em “São Silvestre regressa a Almada

Comentários estão fechados.