São Silvestre regressa a Almada
A 8ª edição da prova realiza-se dia 14 de Dezembro pelas 18h30
No dia 14 de Dezembro, realiza-se a 8ª edição da corrida anual de São Silvestre de Almada. As inscrições terminaram no dia 11, estando inscritos na prova 879 atletas, mais 60 que na edição anterior.
Este ano, a madrinha da prova é a atleta do Clube Praças da Armada, Laura Grilo, totalista das sete edições da São Silvestre de Almada sempre no pódio, que obteve até ao momento quatro vitórias, dois segundos lugares, e um terceiro lugar.
A prova principal de 10 Km realiza-se às 18h30, e é circular, com partida e chegada junto à Praça São João Baptista, passando pelo Santuário do Cristo Rei. Nela só participam maiores de 19 anos.
Haverá também uma prova de 5 Km, com opção de Caminhada, com partida e chegada no mesmo local, que também passam pelo Santuário. Aqui já podem participar atletas a partir dos 16 anos. Será também permitida a participação de atletas de desporto adaptado.
No mesmo dia, às 17h30, acontece a “Corrida dos Pequenotes” junto ao Fórum Romeu Correia., que será aberta a Bâmbis de 5 a 6 anos que irão percorrer um percurso de 200 metros; e a Benjamins A e B dos 7 aos 11 anos, num percurso de 300 metros. Este é um evento desportivo lúdico sem carácter competitivo, mas todos os pequenotes participantes terão direito a uma medalha no final das provas.
A São Silvestre de Almada é organizada pelo Clube de Atletismo Amigos do Parque da Paz (CAAPP), em parceria com a Associação Desportiva O Mundo da Corrida (ADMC), com o apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA).
Condicionamentos de trânsito
A realização desta prova desportiva vai implicar condicionamentos de trânsito entre as 14h30 e as 19h45.
A partir das 14h30, iniciam-se as montagens na zona da Partida/Chegada na Praça S. João Baptista.
O trânsito será cortado na Rua Padre António Vieira e Rua Dom Francisco Xavier de Noronha.
O trânsito no sentido ascendente na Rua Garcia de Orta é desviado junto ao MacDonald’s e segue em sentido contrário pela lateral à Praça São João Baptista que passa junto à Padaria Portuguesa.
O trânsito proveniente da Rua Dom Francisco Xavier de Noronha, junto ao Montepio Geral e Centro de Saúde é desviado para a Av. Prof. Egas Moniz, a rua da Escola D. António da Costa.
As entradas e saídas do Parque de Estacionamento da Praça da Liberdade serão efectuadas pela Rua Garcia de Orta, junto ao Bingo.
Entre as 17h30 e as 19h45, o trânsito cortado em toda a área da prova, incluindo partidas e chegadas. Verifique aqui os mapas com os percursos detalhados das provas.
A partir das 19h45 será restabelecida a circulação viária em todas as zonas da prova e serão desmobilizados os dispositivos de Segurança, excepto na zona da meta.
Caberá às forças policiais a gestão, planeamento, controlo e eliminação do trânsito não autorizado no decorrer das provas, bem como a garantia da segurança dos participantes.
Condicionamento nos transportes rodoviários
Os autocarros da Carris Metropolitana sofrerão vários condicionamentos devido aos cortes de trânsito necessários para a realização da prova.
3001 : entre as 17h55 e as 18h55 terá o seu serviço suspenso
3003: entre as 18h e as 20h terá percurso alternativo. Devido ao corte do trânsito na Av. Rainha D. Leonor, junto ao Parque Urbano de Almada, ao chegar à estátua de homenagem aos Bombeiros, segue para a Cova da Piedade, pela Rua da Cooperativa Piedense e Av. Aliança Povo MFA, em ambos os sentidos.
3007: terá o seu serviço suspenso entre as 18h15 e as 20h.
3011: entre as 18h e as 20h terá percurso alternativo em ambos os sentidos, pela Cova da Piedade, pela Rua da Cooperativa Piedense, e Av. Aliança Povo MFA.
3703: entre as 18h e as 20h terá percurso alternativo. Na rotunda da estátua de homenagem aos Bombeiros, segue pela Av. Rainha D. Leonor, fazendo a sua paragem final junto ao Pingo Doce. No sentido contrário, vira à esquerda para a Rua Pedro Nunes até ao Ringue do Pombal, onde retoma o seu percurso.
3009, 3012, 3014, 3022 e 3507: terão o seu serviço suspenso entre as 17h55 e as 19h55. Após essa hora, as linhas farão paragem terminal na Estação do Pragal.
3024: terá o seu serviço suspenso entre as 17h40 e as 20h.
3025 e 3026: terão o serviço suspenso entre as 18h e as 20h.
3027: terá o serviço suspenso entre as 18h e as 20h. O serviço voltará ao normal assim que a Ponte do Pragal retomar o seu funcionamento.
3504: terá o seu serviço suspenso entre as 17h45 e as 20h.
3524: entre as 18h e as 20h realizará o seu percurso até ao Alto do índio – Alto do Índio – Terminal – Rua Padre Roberto Sequeira. O serviço voltará ao normal assim que a Ponte do Pragal retomar o seu funcionamento.
3525: entre as 18h e as 20h realizará o seu percurso até à Rua da Liberdade – Ringue do Pombal. O serviço voltará ao normal assim que a Ponte do Pragal retomar o seu funcionamento.
Condicionamentos no metro
A circulação do metro estará condicionada na zona de realização da prova, o que poderá provocar atrasos significativos.
8ª edição, Almada, Associação Desportiva O Mundo da Corrida, Atletismo, Câmara Municipal de Almada, Carris Metropolitana, circulação rodoviária, Clube de Atletismo Amigos do Parque da Paz, condicionamentos, Desporto, horários, Metro Sul do Tejo, Percursos, São Silvestre de Almada, trânsito, transportes
Pingback: Os vencedores da São Silvestre de Almada são... - Almada online