Trafaria | Fogo Fogo em concerto
Englobado no Está Tudo em Festa 2023, o concerto dos Fogo Fogo acontece hoje, dia 2 de Junho pelas 21h30, no Largo da República na Trafaria
Os Fogo Fogo, uma autêntica homenagem às raízes musicais de Cabo Verde, com letras em crioulo e ritmos exóticos, apresentam ao vivo o seu novo reportório, baseado no disco de originais “Fladu Fla”, editado no final de 2021. Integrarão ainda o alinhamento sons de clássicos do “funaná” que a banda transporta para os tempos de hoje, utilizando instrumentos eléctricos e formações musicais semelhantes às dos grupos de pop/rock e afro/funk/reggae dos anos 60/70.
Com influências de rock psicadélico e dub, alguns dos estilos mais experimentais dessas épocas, procuram levar mais longe essa tradição, à luz dos dias de hoje, com música temperada com grogue e cachupa, mas também incisiva para com as injustiças sociais, enaltecedora do imaterial. Os Fogo Fogo garantem festa, seja de pé ou sentados. Nesse sentido, a proposta de Fogo Fogo demarca-se das demais, quase exclusivamente ligadas à música electrónica. A energia escaldante das entranhas da Ilha do Fogo alia-se a uma natureza humanista, quase de intervenção; num caldo lusófono.
Surgidos em 2015, de um desafio lançado pela Casa Independente, criar uma banda residente que lembrasse os tempos das festas dos anos 70 e 80, em que aquela Casa funcionou também como salão de baile. Ali, todos os meses, revisitavam o cancioneiro do funaná, muitas vezes acompanhado de outros músicos convidados como Mayra Andrade, Boss AC ou os Ferro Gaita. Aprenderam com todos eles, partilharam palco e experiências e, deixaram ao público histórias para contar que nunca mais se esquecem. Mas das versões de temas dos Tubarões, Bulimundo, Simentera e outros grupos, os cinco músicos, todos eles compositores, passaram de forma muito natural e orgânica aos originais.
Depois do primeiro EP homónimo, lançado logo em 2015 e que recorda as incursões mensais da banda na Casa Independente, os Fogo Fogo apresentaram os EPs de originais, Nha Cutelo (2018) e Dia Não (2019), onde deram a conhecer aquele que se tornaria o primeiro tema do futuro disco longa duração.
Com influências do Lee Perry ou Tim Maia, a sonoridade dos Fogo Fogo é funaná de Lisboa, de 2023, feito por músicos experientes e ligados a vários outros projectos musicais. Entre o português e o crioulo, Fladu Fla mostra uma banda que, tal como Lisboa, é reflexo de uma multiculturalidade, de diferentes origens e percursos musicais, de uma troca e partilha.
A capa do disco, produzida por Vhils, com quem o teclistada banda já tinha trabalhado nos Orelha Negra, ou com o Sam The Kid, ilustra esse mesmo diálogo lusófono.
Os Fogo Fogo são Edu Mundo na bateria, Francisco Rebelo no baixo, Danilo Lopes na guitarra solo e voz, David Pessoa na guitarra ritmo e voz e João Gomes nos teclados.
Concerto, Cultura, Está Tudo em Festa 2023, Fogo Fogo, Fusão, Largo da República, Música, Trafaria