Urgências e consultas no HGO só depois de ligar para o SNS 24

Objectivo é optimizar os serviços de urgência, dando prioridade às verdadeiras situações graves

A partir de 17 de Outubro entra em vigor na Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) o projecto piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”. Antes de ir à urgência ao Hospital Garcia de Orta (HGO) ou a uma consulta médica deve ligar sempre para o SNS 24. O objectivo é reduzir “a utilização inapropriada dos serviços de urgência”, através de referência prévia.

Assim, a partir de 17 de outubro, os utentes de Almada-Seixal devem dirigir-se aos Serviços de Urgência do HGO só depois de entrar em contacto com a linha SNS 24 e obter a adequada referenciação. A iniciativa é da Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e tem o apoio da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os utentes devem ligar para o número 808 24 24 24, para receberem uma orientação para a sua situação clínica específica, quer esta seja relativa a autocuidados, referenciação para o Serviço de Urgência ou agendamento de uma consulta nos Cuidados de Saúde Primários para o próprio dia, ou para o dia seguinte (no prazo de 24 horas).

É esperado que a orientação do SNS 24 permita uma melhor gestão dos recursos e da qualidade de resposta nos serviços de saúde, ao retirar dos serviços de urgência os casos não emergentes, priorizando as verdadeiras situações graves, e encaminhando as restantes para os Centros de Saúde. Por outro lado, os utentes evitam esperas e deslocações desnecessárias aos serviços de saúde.

PUB

O HGO irá disponibilizar telefones com ligação directa à linha SNS 24 “para que os utentes que não tenham previamente ligado, antes de recorrer às urgências, o possam fazer a partir da instituição hospitalar”.

Iniciado pela anterior Direcção Executiva do SNS, o projecto arrancou em Maio de 2023 na Póvoa de Varzim-Vila do Conde, foi posteriormente alargado aos hospitais de Gaia (ULS Gaia/Espinho) e de Santa Maria da Feira (ULS Entre Douro e Vouga), em Março deste ano. Também os hospitais de Penafiel (ULS Tâmega e Sousa) e de Barcelos (ULS Barcelos-Esposende) fazem parte das unidades com este projecto. Agora é a vez do HGO e do Hospital de Santarém.

O protagonista da campanha de divulgação local é o cantor Toy , e esta também conta com parceiros como as autarquias de Almada e do Seixal, o Almada Forum, a Carris Metropolitana, Fertagus, Rio Sul Shopping, e Transtejo.

©SNS / O cantor Toy é a cara da campanha local “Ligue Antes, Salve Vidas”.

Grupo de trabalho tem 90 dias para avaliar acesso aos serviços de urgência

O Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho para avaliar o funcionamento e as regras de acesso aos serviços de urgências. O grupo deve apresentar propostas de soluções para assegurar que as urgências são “capazes de responder às necessidades das pessoas com doença aguda”, num prazo de 90 dias.

PUB

Em despacho publicado no Diário da República na Segunda-Feira 14 de Outubro, o ministério declara ser “necessário repensar” o funcionamento dos serviços de urgência, “no sentido de aferir a eventual necessidade de se promover uma reforma da rede de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde”. Também especifica que o grupo de trabalho foi criado com o objectivo de “apresentar a proposta de soluções de melhoria que entenda indispensáveis para assegurar que tais serviços sejam capazes de responder às necessidades das pessoas com doença aguda”, num relatório final que será enviado ao Ministério da Saúde, precedido de pronúncia da Direcção Executiva do SNS.

O grupo de trabalho é constituído por Lucindo Ormonde, adjunto da direcção clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria; Francisco Lucas Maria de Matos, director da Área de Urgência Geral Polivalente e Cuidados Intensivos da ULS de São José; Humberto Machado, chefe de equipa do Serviço de Urgência da ULS de Santo António; João Gouveia, director de serviço de Urgência Central da ULS de Santa Maria; Nelson Pereira, director clínico dos cuidados de saúde hospitalares da ULS do Tâmega e Sousa; e Paulo Telles de Freitas, director clínico adjunto da ULS Amadora-Sintra.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento em “Urgências e consultas no HGO só depois de ligar para o SNS 24

Comentários estão fechados.