Viagens na Carris Metropolitana já podem ser pagas com cartão bancário
Pagamento contactless será alargado gradualmente a todas as linhas
A apresentação do novo serviço de pagamento Tap&Ride (cartão bancário com tecnologia contactless) da Carris Metropolitana, decorreu na Quarta-Feira passada, 30 de Julho, numa viagem simbólica na linha 1624, com saída do Terminal de Cascais e destino à Portela de Sintra, via Azoia e Almoçageme. Estiveram presentes o primeiro secretário metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Carlos Humberto de Carvalho, o administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Rui Lopo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), Nuno Piteira Lopes, assim como a administradora executiva da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), Teresa Mesquita.
A nova opção permite aos passageiros utilizarem cartões bancários com tecnologia contactless como forma de pagamento directo da tarifa de bordo nos autocarros, à semelhança do que já acontece no Metropolitano de Lisboa, “proporcionando uma alternativa práctica, rápida e sem necessidade de dinheiro físico ou títulos de transporte pré-comprados”, explica a Carris Metropolitana em comunicado.
Em Almada, este novo serviço já está disponível nas linhas 3001 Almada (Cristo Rei) – Cacilhas (Terminal) e 3710 Costa da Caparica (Terminal) – Lisboa (Areeiro). O alargamento a outras linhas continuará de forma faseada ao longo dos próximos meses, com novas activações semanais, “reforçando o compromisso com uma mobilidade mais digital, cómoda e acessível para todos.”
A partir de agora, quem utiliza habitualmente a tarifa de bordo deixa de estar limitado ao pagamento em numerário: basta aproximar um cartão bancário (físico ou digital, via smartphone ou smartwatch) do validador amarelo para validar a viagem. O Tap&Ride representa “um passo significativo na modernização e digitalização do sistema de bilhética, oferecendo aos passageiros maior comodidade, rapidez e segurança”, explica a transportadora rodoviária.
São aceites cartões bancários nacionais e internacionais com tecnologia contactless, das redes Visa e Mastercard. Não precisa comprar bilhete antes de entrar, basta entrar no autocarro e aproximar o seu cartão do validador amarelo. A tarifa de bordo será automaticamente cobrada. Os valores practicados são os referentes ao valor da tarifa de bordo associada a cada linha.
Se aproximar o cartão bancário de forma acidental e a validação for bem-sucedida, a tarifa de bordo será cobrada. Aconselha-se a que guarde o cartão bancário num local seguro, separado de outros meios de pagamento ou cartões de transporte, para que tal não aconteça.
Este método de pagamento não substitui os passes e títulos existentes, trata-se de uma alternativa ao pagamento em dinheiro para a tarifa de bordo. Os passes e demais títulos continuam a existir normalmente.
Para saber se a sua linha aceita este tipo de pagamento, basta verificar se o ecrã do validador apresenta a faixa amarela com os ícones de Multibanco, VISA, MasterCard e Apple Pay, Google Pay, como na imagem abaixo.

“Com esta inovação, a Carris Metropolitana reforça o seu compromisso com uma mobilidade mais acessível, eficiente e centrada no utilizador, promovendo uma experiência de viagem mais simples e adaptada aos desafios da era digital.”, é ainda afirmado no comunicado.
“Estamos a construir um sistema de mobilidade mais moderno e inteligente, onde a tecnologia está ao serviço de uma melhor experiência para o passageiro. Esta nova funcionalidade é um reflexo da nossa estratégia de apostar em soluções digitais que simplifiquem e incentivem o uso do transporte público”, explicou Rui Lopo na viagem de apresentação do serviço.
“Tornar a vida mais simples através de pagamentos fáceis, rápidos e seguros faz parte do ADN da SIBS. Este projecto materializa essa missão, será possível viajar na Carris Metropolitana de forma práctica e imediata, apenas com o cartão e sem necessidade de carregamentos. Estamos certos de que, no futuro, esta solução será um elemento essencial na mobilidade intermodal da área metropolitana”, disse, por seu turno, Teresa Mesquita.
A Carris Metropolitana opera, desde 1 de Junho de 2022, em quatro áreas, concessionadas a operadores privados distintos, nas quais se incluem 15 municípios da AML que delegaram as suas competências à Transportes Metropolitanos de Lisboa.
A Área 1 funciona nos concelhos da Amadora, Oeiras, Sintra, tendo como operador a Viação Alvorada. A Área 2, operada pela Rodoviária de Lisboa, abrange Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira. Já a Área 3 funciona em Almada, Seixal e Sesimbra, tendo como operador a Transportes Sul do Tejo, a Área 4 engloba os municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal e é gerida pela Alsa Todi.
A operação da Carris Metropolitana também abrange ligações aos municípios que não delegaram competências e gerem directamente os transportes concelhios: Barreiro (TBC), Cascais (MobiCascais) e Lisboa (Carris). Desta forma, encontram-se incluídas na Carris Metropolitana ligações ao Barreiro (Áreas 3 e 4), Cascais (Área 1) e Lisboa (nas quatro áreas).
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