Costa da Caparica | GNR realiza HEAT

Forças da Unidade de Intervenção da GNR treinaram resposta a situações de risco elevado

Partilhe:

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou o Curso Hostile Environment Awareness Training (HEAT), entre 16 a 20 de Outubro, na Costa da Caparica.

Este curso foi organizado pelo Centro de Treino e Aprontamento de Forças para Missões Internacionais (CTAFMI), da Unidade de Intervenção (UI), sob a égide do Colégio Europeu de Segurança e Defesa (CESD), inserido na estrutura do Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE).

Desde 2018 que a Guarda Nacional Republicana é a entidade formadora do Curso HEAT, tendo ministrado esta formação a entidades civis e demais entidades. O Curso HEAT, certificado pela Europe’s New Training Initiative for Civilian Crisis Management (ENTRi), surge da necessidade identificada pela União Europeia (UE) de preparar elementos policiais e especialistas civis, em cenários inóspitos considerados de risco elevado. O curso tem por objectivo capacitar profissionais com conhecimentos sobre ameaças e riscos associados a situações críticas e de emergência e, providenciar um treino intensivo para lidar com essas situações, adoptando procedimentos de segurança específicos, quando projectados nas diversas missões e operações de Gestão de Crises no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da União Europeia.

A formação contou com a participação de 20 formandos de sete Estados-Membros da UE, representantes da Comissão Europeia, funcionários do Conselho da UE e da NATO, os quais tiveram a oportunidade de colocar em práctica diversos procedimentos de segurança, de conduta individual e colectiva, perante determinados cenários, riscos e ameaças, de uma forma segura e realista, reforçando a sua sensibilização e resposta operacional.

O curso assenta em sessões teóricas, materializadas numa forte componente práctica, sendo abordados vários módulos, nomeadamente: procedimentos de segurança pessoal, segurança das informações, navegação e procedimentos de deslocação em viaturas; cuidados de emergência médica em ambiente táctico; protecção contra a ameaça de explosivos; gestão de stress em situações simuladas de elevada perigosidade.

O HEAT contou com a participação de vários formadores do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS) da PSP e, a CTAFMI da Unidade de Intervenção.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,