Hospitalização Domiciliária da ULS Almada-Seixal celebrou 10 Anos
Ao longo deste período acompanhou 4.800 pacientes e fez 60.000 visitas domiciliárias
A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS) comemorou, no dia 16 de Novembro, uma década de prestação de cuidados de saúde inovadores personalizados ao domicílio. A data foi assinalada esta Quarta-Feira, 19 de Novembro, num evento no Convento dos Capuchos, que contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins e de Álvaro Almeida, Director Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na sua abertura.
De acordo com a ULSAS, “revisitando um percurso robusto e de olhos postos no futuro, espera-se uma tarde de discussão, com foco na sustentabilidade e na inovação em Hospitalização Domiciliária”.
Ao longo destes 10 anos, a UHD acompanhou 4.800 pacientes, realizou aproximadamente 60.000 visitas domiciliárias e percorreu uma distância equivalente a mais de 10 voltas ao planeta Terra.
Inicialmente composta por cinco camas, um médico fixo, quatro médicos em rotação e quatro enfermeiros, a equipa cresceu para cinco médicos e 13 enfermeiros em regime fixo, com o apoio de quatro médicos colaboradores, além de uma equipa multidisciplinar que inclui assistente social, nutricionista, farmacêutica, assistente operacional, assistente técnica e administrador hospitalar.
Este modelo de cuidados centra-se nas necessidades individuais dos doentes e dos seus familiares e cuidadores, assegurando uma prestação próxima, humanizada e rigorosa, com foco na qualidade e segurança clínica. A UHD tem sido uma referência nacional, participando na elaboração do Plano Nacional para a Hospitalização Domiciliária, colaborando no desenvolvimento do modelo de financiamento e na definição da Norma da Hospitalização Domiciliária, além de estabelecer protocolos com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, estendendo o serviço a estes residentes.
A qualidade do serviço é reconhecida externamente, tendo a UHD recebido várias distinções, incluindo a certificação “Nível Óptimo” da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), sendo a primeira unidade do género em Portugal a alcançar este nível. A satisfação dos doentes e familiares tem-se mantido acima de 95%, ao longo dos anos.
Pedro Correia Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da ULS Almada-Seixal, afirmou: “A UHD foi, desde o primeiro momento, uma aposta forte do Hospital Garcia de Orta e assim continuará a ser, num futuro que se espera inovador e sustentável. Estes 10 anos são um marco importante neste percurso de renovado sucesso que tem sido o da UHD. Com resposta 24 horas por dia, todos os dias do ano, a equipa multiprofissional da nossa UHD tem conseguido dar uma resposta de excelência aos doentes que serve e é um motivo de muito orgulho para todos nós.”
Actualmente, a UHD da ULS Almada-Seixal dispõe de meios humanos, logísticos e tecnológicos para acompanhar 24 doentes em simultâneo, número que se pretende aumentar, garantindo um percurso activo, dinâmico e inovador nos cuidados de saúde domiciliários em Portugal
Aniversário, Convento dos Capuchos, DGS, Direção-Geral da Saúde, Hospitalização domiciliária, Pragal, Saúde, Serviço Nacional de Saúde, SNS, ULSAS, Unidade Local de Saúde Almada-Seixal
