Costa da Caparica | Portugal Championship 2025 de Cubo Mágico

De 29 de Novembro a 1 de Dezembro, no Pavilhão Municipal

Partilhe:

O Pavilhão Municipal da Costa da Caparica, recebe entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro o Portugal Championship 2025, um campeonato internacional de cubo mágico e principal evento nacional de speedcubing, a modalidade que testa a rapidez e precisão na
resolução do “Cubo de Rubik”, em diferentes formatos. Inscritos estão 144 speedcubers de 15 nacionalidades diferentes. A entrada é livre e qualquer visitante pode assistir às competições e apoiar os participantes.

Além das 17 modalidades oficiais da World Cube Association (WCA), a competição engloba desde a resolução do cubo tradicional até aos que competem de olhos vendados, e será atribuído um vencedor por cada modalidade. Entre os prémios estão um troféu, dinheiro em cartão, jogos de tabuleiro e puzzles. O programa inclui actividades abertas ao público e demonstrações de jogos
de tabuleiro, puzzles, e outras supresas.

O pavilhão acolhe durante os três dias, competidores, familiares e curiosos. Tudo isto, sem esquecer a vertente solidária, cujo objectivo é a recolha de 500kg de bens alimentares, para doar à Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM).

Uma novidade este ano é a “Sala de Pausa”, criada com o apoio da Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA), é um espaço calmo e seguro, destinado a quem precisa de reduzir estímulos, regular-se emocional ou sensorialmente durante o evento. Num ambiente como o do Portugal Championship, há movimento, som, luzes e interação constante, e a sobrecarga sensorial ou emocional é quase inevitável, especialmente para pessoas autistas, com PHDA, ansiedade, deficiência intelectual ou outras condições neurodivergentes.

A realização do campeonato na Costa da Caparica representa também uma aposta em descentralizar o evento, levando-o a novas regiões e promovendo o contacto entre a comunidade local e os practicantes da modalidade.

©APS / O objectivo das provas é solucionar o cubo de Rubik, com precisão e rapidez, em vários formatos.

Nos últimos anos, o número de praticantes e de competições de speedcubing têm aumentado significativamente em território nacional o que demonstra o crescente interesse das novas gerações por este desafio de lógica e concentração.”, explica a organização.

O campeonato é organizado pela Associação Portuguesa de Speedcubing (APS), “que espera um ambiente de partilha e entusiasmo, num fim de semana que promete colocar o Speedcubing nacional no centro das atenções.”

O recorde mundial de speedcubing pertence a Xuanyi Geng, um menino chinês que resolveu o cubo tradicional em 3,05 segundos. O recorde nacional está nas mãos de Afonso Machado, um jovem de Vila Nova de Famalicão, que terminou o desafio em 5,51 segundos.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , ,