Almada | 50 anos do Golpe de Estado no Chile
A URAP assinala a efeméride na Academia Almadense, com a projeção de um filme pelas 15h e uma conversa com Gustavo Carneiro
A União dos Resistentes AntiFascistas Portugueses (URAP) assinala hoje, 10 de Setembro, na Academia Almadense os 50 anos do Golpe de Estado no Chile. O evento é de entrada livre.
Às 15h vai ser projectado o filme “Chove em Santiago”, uma co-produção franco-búlgara, com realização de Helvio Soto e banda sonora de Astor Piazzolla. O filme, retrata o golpe militar no Chile de 11 de Setembro de 1973, quando um jornalista anda de carro pelas ruas de Santiago do Chile nesse dia. Chove e ele observa a estranha movimentação nas ruas enquanto ouve notícias pelo rádio. Em flashbacks, são lembrados os anos do governo da Unidade Popular no Chile (1970-1973), como foi planeado o golpe pelas Forças Armadas e pelo general Augusto Pinochet, todas as sabotagens e boicotes que geraram desabastecimento e mobilizaram a classe média contra o governo de Salvador Allende. “Chove Sobre Santiago” foi o nome da operação arquitectada pelas forças reacionárias do Chile, que colaborou activamente com a Operação Condor. A ditadura chilena foi responsável por um dos maiores banhos de sangue entre as ditaduras sul-americanas, só perdendo para a Argentina. Oficialmente foram mais de três mil mortos, mas estima-se quase vinte mil mortos e desaparecidos.
Seguidamente pelas 17h, terá lugar uma conversa com Gustavo Carneiro, membro da URAP e da Direcção do CPPC – Concelho Português para a Paz e Cooperação.
O evento tem o apoio da Academia Almadense e da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC).
50 anos, Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense, Almada, Chove em Santiago, Concelho Português para a Paz e Cooperação, conversa, Efeméride, Golpe de Estado no cile, história, União dos Resistentes AntiFascistas Portugueses, URAP