Almada | Monstra à solta no jardim da Casa da Cerca
Uma selecção de curtas de animação, dia 5 de Julho pelas 21h30.
A MONSTRA (Festival de Cinema de Animação de Lisboa), realiza a primeira de duas sessões em que apresenta uma selecção de curtas metragens de animação, dia 5 de Julho pelas 21h30, no jardim da Casa da Cerca. Esta é uma boa proposta para uma noite de Verão com os maiores de 12 anos. A entrada é livre.
Programa | 79 min:
“Amanhã não dão chuva” (It shouldn’t rain tomorrow), de Maria Trigo Teixeira, Portugal, 2024, 11′. Por sentir que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.
“O Rally do Rumble-Bumble” (The Rumble-Bumble Rally), de Annette Saugestad Helland e Johan Kaos, Noruega, 2024, 9’. Sabia que a sala de estar é, na verdade, uma pista de corridas? E que há uma caverna assustadora debaixo do sofá? O pai de Mathilde pede-lhe que arrume os seus carrinhos de brincar porque vão receber visitas e todos têm de fazer a sua parte. Arrumar não é exactamente a actividade favorita de Mathilde mas, com a ajuda dos seus dois amigos imaginários, juntos transformam a arrumação numa corrida emocionante – e é aí que as coisas ficam bem divertidas!
“Oh”, de Clara Trevisan, Juan Maria León, Nan-Tung Lin, Tata Managadze, Portugal, 2024, 2’. Uma mão move-se suavemente, a sua presença transforma-se.
“O Gato, a Raposa e o Lobo” (Cat, Fox and the wolf), de Aurore Muller Feuga, França, 2024, 12′. O Gato e a Raposa partem numa aventura para encontrar um lobo perdido. Os dois amigos seguem-lhe o rasto, o que os leva a conhecer as pessoas que coleccionam a história dele e descobrem o que existe para lá das palavras.
“Que Nojo!” (Yuck!), de Loïc Espuche, França, 2023, 13′. Os casais que se beijam na boca são nojentos. E o pior é que é impossível não reparar: quando as pessoas estão prestes a beijar-se, os lábios ficam cor-de-rosa e brilhantes. O pequeno Léo ri-se dessa gente, tal como todos os miúdos no campo de férias. Mas ele tem um segredo que não conta aos amigos: a sua própria boca começou a brilhar. Na verdade, Léo não consegue parar de pensar em como seria dar um beijo.
“Homens Bonitos” (Beautiful Men), de Nicolas Keppens, Bélgica, 2023, 19′. Três irmãos calvos viajam para Istambul para um transplante capilar. Fechados num quarto de hotel, longe de casa, as suas inseguranças crescem mais rapidamente do que o seu cabelo.
“Pratos Vazios”, de Gerser Gelly (Empty Plates by Gerser Gelly), de Sasha Ramírez, México, 2024. Uma rapariga enfrenta o sentimento de perder alguém que amava, e a necessidade para que essa pessoa resolva a confusão que deixou para trás depois de quebrar a sua ligação.
“Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, Portugal, 2024. Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado percebes. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.
A próxima sessão da Monstra realiza-se a 13 de Setembro.
Almada, animação, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, Cinema, cinema ao ar livre, cinema de animação, curtas, MONSTRA - Festival de Cinema de Animação de Lisboa