Autárquicas 2025: Hélder Sousa Silva renuncia ao mandato de vereador na CMA

O candidato do PSD invocou incompatibilidade entre as funções autárquicas e o lugar no Parlamento Europeu

Partilhe:

O candidato à presidência da Câmara Municipal de Almada (CMA) pelo PSD, Hélder Sousa e Silva, renunciou ao seu mandato invocando “incompatibilidade” entre as funções autárquicas e o cargo de euro-deputado que desempenha no Parlamento Europeu (PE). O político regressou a Bruxelas, logo após as eleições autárquicas de 12 de Outubro.

Assim, não tomou posse como vereador no executivo municipal aquando da instalação dos orgãos autárquicos a 30 de Outubro, sendo mandatada no seu lugar a ex-deputada municipal Beatriz Ferreira.

Nas eleições de 12 de Outubro, o PSD obteve 19,2% dos votos, conquistando dois mandatos, quase duplicando a sua percentagem de votos comparativamente a 2021, duplicando a sua representação na vereação.

O novo executivo municipal, para além de Paulo Sabino também pelo PSD, é constituído por Inês de Medeiros (PS) na presidência, acompanhada pelos socialistas Ivan Gonçalves, Filipe Pacheco e Francisca Parreira, Luís Palma, António Matos e Helena Azinheira pela CDU, e Carlos Magno e Nuno Mendes pelo Chega.



Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online