Carris Metropolitana reforça área 3 com 43 novos autocarros eléctricos

Almada, Sesimbra e Seixal com mobilidade mais sustentável

Partilhe:

A apresentação dos novos autocarros decorreu na sede da Transportes Sul do Tejo (TST), no Laranjeiro, a 3 de Novembro, e contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, dos Presidentes das Câmaras Municipais de Almada e do Seixal, do Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal e dos Conselhos de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), entre diversas outras entidades públicas e representantes do sector.

À actual frota de 337 autocarros da TST, a operar ao serviço da Carris Metropolitana na Área 3, serão adicionados 43 veículos eléctricos de última geração, elevando para mais de 10% os autocarros da frota com emissões zero, e reforçando a mobilidade sustentável nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.

O primeiro autocarro eléctrico chegou em Março de 2025, tendo servido de base numa fase de testes, concluída com sucesso. Actualmente, 26 destes veículos já chegaram e estão em preparação para entrada ao serviço durante o mês de Novembro. Os restantes 16 autocarros eléctricos deverão chegar em Janeiro de 2026, prevendo-se que comecem a circular em Fevereiro de 2026. Para garantir a eficiência da nova frota, a TST instalou 23 carregadores duplos, capazes de carregar os 46 veículos eléctricos.

Este é mais um passo “decisivo na estratégia de transição energética da Carris Metropolitana, que aposta numa operação mais eficiente, silenciosa e com emissões zero, alinhada com os objectivos de descarbonização da Área Metropolitana de Lisboa”, declara a operadora rodoviária.

A Área 3 continua a bater recordes na procura, com quatro milhões de passageiros transportados no mês de Outubro e um grau de cumprimento acima dos 98‰, segundo a operadora.

Com esta nova frota eléctrica, a Carris Metropolitana “reforça o seu compromisso com um transporte público mais sustentável, moderno e eficiente, ao serviço das populações da margem sul”, pode ainda ler-se no mesmo comunicado.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,