Charneca da Caparica | Abertura de novo supermercado

Com preocupação ambiental e social

O Pingo Doce abriu esta Segunda-Feira 27 de Maio, uma nova loja na Charneca da Caparica, com 1.249m2, situada na Rua de Oliveira Feijão. Com a nova loja foram criados mais de 60 novos postos de trabalho. Esta abertura reforça o plano de expansão e de remodelações da marca, que se encontra a implementar um novo conceito de loja, assente na centralidade da comida pronta, dos frescos e do serviço.

Logo na entrada da nova loja, os clientes vão encontrar o restaurante Comida Fresca com 100 lugares sentados, 40 dos quais em esplanada; cafetaria e padaria em livre-serviço, com fornadas de pão quente ao longo do dia e uma variedade de produtos frescos, e modernizadas secções de talho e de peixaria, com ecrãs digitais com informação dos produtos.

A nova loja vai também, ao encontro de uma maior preocupação ambiental e apresenta alternativas que permitem uma experiência de compra mais sustentável, através da disponibilização de sacos reutilizáveis eco mesh bag e trolleys e um posto de enchimento de água filtrada ECO, um serviço inovador e exclusivo, mais sustentável e económico, que contribui para a redução do uso de plástico descartável. Os clientes podem também levar as suas próprias embalagens e caixas para utilizarem na Charcutaria ou no Take Away, por exemplo. Desde pratos mais tradicionais, como Arroz de Pato ou pataniscas, a frango assado e opções vegetarianas, no restaurante há menus diários com opções para todos os gostos.

Estão disponíveis para os clientes 100 lugares de estacionamento, 4 postos para carros eléctricos e parque para bicicletas.

No âmbito da política de responsabilidade social da marca, a loja da Charneca da Caparica irá apoiar a comunidade local, através da doação diária de bens alimentares à Refood Almada, que apoia directamente, 365 pessoas carenciadas no concelho todos os dias, e outras centenas indirectamente, através do apoio a associações. 

Com o lema “Aproveitar para Alimentar”, a Refood é uma IPSS que tem como missão combater o desperdício, acabar com a fome e incluir toda a comunidade local. Para isso, resgata bens alimentares e distribuí-os por famílias carenciadas, numa acção 100% voluntária, criando uma sociedade mais sustentável, justa e solidária. Em Almada, a instituição distribui cerca de 30.000 refeições por mês. Em 2023, a Refood Almada entregou 170 toneladas de alimentos aos seus beneficiários directos e a diversas instituições do concelho.

O apoio a situações de emergência social e a colmatação da carência alimentar são duas das prioridades desta marca de supermercados, que apoia regularmente instituições de solidariedade social nas comunidades envolventes das suas mais de 480 lojas em todo o país, como Bancos Alimentares, IPSS, ONG, Centros Sociais e Santas Casas da Misericórdia.

Em 2023, a marca doou mais de 569 toneladas de alimentos a 30 instituições do distrito de Setúbal, que apoia numa base regular.

A nível nacional, as doações realizadas pela cadeia de supermercados ascenderam as 5,3 mil toneladas e abrangeram mais de 520 instituições de cariz social, reforçando a sua política de proximidade e apoio às comunidades. Os bens doados no ano passado impactaram mais de 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o país.

Em 2023, o Pingo Doce terminou o ano com 482 lojas, das quais prevê remodelar entre 60 e 80 nos próximos meses e inaugurar 10 novas localizações. Actualmente existem cerca de 200 restaurantes da marca, aos quais se vão juntar os 50 que abrirão durante este ano.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,