Começa hoje a Semana Europeia da Mobilidade

De 16 a 22 de Setembro o concelho acolhe inúmeros eventos sustentáveis e eco

Pessoas, lugares, transportes públicos, políticas e, planeamento, são os cinco pilares da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorre entre 16 e 22 de Setembro e, que conta até à data, com a adesão de 100 municípios portugueses. O tema central desta edição é “Melhores Ligações” e o slogan da campanha, “Combina e Move-te!” Em Portugal, a entidade promotora e coordenadora nacional desta campanha á a Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

A Câmara Municipal de Almada (CMA), como já vem sendo hábito nos últimos 21 anos, associa-se, à SEM, considerando no seu site ser esta “uma oportunidade para, em conjunto, se refletir e discutir formas de melhor usufruir e planear a cidade, de modo a promover hábitos de mobilidade urbana mais sustentáveis, mais eficientes e mais saudáveis.”

Assim, anualmente, os almadenses e, todos os cidadãos europeus, têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo, segundo a CMA “de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, sobretudo no que toca à utilização do automóvel particular. É fundamental haver uma mudança de atitudes e adopção de comportamentos mais amigos do ambiente – para melhoria da qualidade do ar, redução dos efeitos do aquecimento global e redução do ruído – mas também para redução dos congestionamentos nas ruas e atrasos na circulação dos transportes públicos.”

A iniciativa contará com passeios, concertos, uma edição especial do Almada Green Market e muita animação.

A SEM irá comemorar-se este ano no concelho de Almada num momento paradoxal, em que todos os almadenses se encontram muito afectados na sua mobilidade diária, sobretudo na efectuada em transportes públicos rodoviários, desde a implementação no terreno a 1 de Julho da operação Carris Metropolitana (CM). Este é um problema que todos os munícipes exigem seja resolvido o quanto antes e, que tem sido muito debatido a bem da mobilidade social e sustentável e, da liberdade e direito à mobilidade pessoal de cada um. Nem a CMA, nem os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), nem a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nem os Transportes Sul do Tejo (TST), conseguiram ainda encontrar uma solução que garanta a fiabilidade, confiança e pontualidade neste meio de transporte ou, que pelo menos garanta à população a mobilidade existente e da qual usufruía anteriormente.

A maior consequência a curto prazo deste enorme problema, tem sido a de que muitos munícipes que utilizavam anteriormente os autocarros, se viram forçados a voltar a utilizar o automóvel particular ou, a recorrer a taxis e serviços equiparados, por falta de opção nas suas deslocações diárias. A médio longo prazo, a falta de confiança e a decepção no serviço que é actualmente oferecido, poderá levar a que faixas da população deixem definitivamente de utilizar os transportes públicos.

Acrescente-se a este problema municipal sem resolução à vista, as recorrentes suspensões, condicionamentos e atrasos no serviço de transportes fluviais e, um serviço de metro à superfície que não cobre todo o território do concelho, e o resultado final é exactamente o oposto do que se celebra e visa alcançar na SEM. Não será assim de estranhar, caso os almadenses não adiram em massa às inúmeras actividades programadas pela CMA durante esta semana.

O slogan da SEM para este ano, “Combina e Move-te!” trará certamente um amargo de boca aos munícipes, pois as alterações nos transportes rodoviários foram-lhes impostas sem consulta prévia e obrigam muitas vezes a transbordos, sem ter sido acutelada a coordenação horária entre diferentes operadoras e tipos de transporte, resultando num acréscimo em horas diárias de deslocação e longas esperas.

A situação actual dos transportes públicos no concelho de Almada, beneficiaria todos os seus habitantes, caso fosse resolvida rapidamente. Têm sido feitos alguns ajustes ao longo destes quase três meses de CM e, todos esperam que melhore, sem no entanto se saber quanto tempo levará até estar efectivamente 100% implementada e funcional.

O Almada Online irá destacar noutras notícas alguns dos eventos englobados na SEM, mas pode desde já consultar o programa na íntegra aqui.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , ,

2 thoughts on “Começa hoje a Semana Europeia da Mobilidade

Comentários estão fechados.