Dia Internacional das Florestas assinalado na micro floresta das Quintinhas
Almada já tem cinco microflorestas espalhadas pelo concelho
No dia em que se comemorou o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, Almada celebrou o trabalho feito ao longo de um ano, na plantação e manutenção de microflorestas no concelho.
Cerca de 40 crianças da Escola Básica de Santa Maria da Charneca da Caparica, juntaram-se às celebrações e ajudaram a plantar mais espécies na microfloresta do Parque Urbano das Quintinhas, criada no dia 17 de Março. Rosmaninho, alecrim, estevinhas, medronheiro ou aroeira, foram algumas das espécies plantadas pelas crianças que participaram, hoje, nesta acção de manutenção e, que contribuíram para um concelho mais verde.
Este foi também um dia em que se comemorou a plantação da primeira microfloresta no concelho de Almada. Plantada a 19 de março de 2023, esta nasceu no Parque Urbano dos Crastos, no Pragal, com o objectivo de contribuir para tornar o concelho mais sustentável, biodiverso e adaptado às alterações climáticas.
Ao longo deste ano surgiram mais 4 microflorestas. A do Parque Multiusos na Sobreda, do Bairro do Matadouro no Pragal, do Parque Comandante Júlio Ferraz em Almada e, mais recentemente, a do Parque Urbano das Quintinhas também na Charneca da Caparica, receberam estes espaços promotores de um clima mais ameno.
Tanto a plantação, como a manutenção, conta com o apoio de voluntários, que participam nas tarefas associadas às microflorestas, como a realização da monda, o revestimento de terreno e, plantação de outras espécies, necessárias para a sua conservação.
Se também quiser fazer parte deste movimento, há acções quinzenais para participar sozinho ou em família. A próxima é na manhã de 7 de Abril no Parque Urbano do Pragal.
Dia Internacional das Florestas
O Dia Internacional das Florestas é celebrado a 21 de Março, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas em 28 de Novembro de 2013. A data reforça a importância da educação ambiental para a preservação desse ecossistema.
Para assinalar o dia, este ano sob o lema “Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor”, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está desde Segunda-Feira a promover ou a associar-se a acções, nomeadamente plantação de árvores envolvendo escolas.
As iniciativas prolongam-se até à próxima semana e incluem acções de sensibilização em escolas e, plantações de árvores em locais que vão de Montalegre e Bragança a Freixo de Espada à Cinta, Torres Novas, Azambuja ou Almada, entre muitos outros. Em Almada, a Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos recebeu uma acção de sensibilização, numa parceria com a CCDR-LVT e a UNICA – Universidade Intergeracional do Concelho de Almada.
A propósito da efeméride e do lema para este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU), informa que a batalha contra a desflorestação exige novos avanços tecnológicos, acrescentando: “Com 10 milhões de hectares perdidos anualmente devido à desflorestação, e cerca de 70 milhões de hectares afectados por incêndios, estas inovações são essenciais para sistemas de alerta precoce, para a produção sustentável de produtos de base, e para a capacitação dos povos indígenas através da cartografia das terras e do acesso ao financiamento climático”.
Além disso, dizem ainda as Nações Unidas, “a recuperação de ecossistemas, incluindo a reflorestação, pode contribuir significativamente para a atenuação das alterações climáticas e melhorar a segurança alimentar. Ainda que tenha havido um abrandamento das taxas de desflorestação, mais de 420 milhões de hectares de floresta desapareceram desde 1990.”
“O sector florestal emprega mais de 33 milhões de pessoas; as florestas ocupam apenas 30% da superfície terrestreas florestas mas abrigam 80% da biodiversidade do mundo; armazenam mais de metade das reservas globais de carbono no solo e na vegetação e; em cada ano a área desflorestada é equivalente a 14 milhões de campos de futebol. As alterações no uso da terra, uma delas a desflorestação, são responsáveis por mais de 30% das novas doenças, desde 1960, alerta ainda a mesma organização.”, alerta a organização.
Sobre o tema para este ano (florestas e inovação), o ICNF diz no seu site que “abordagens inovadoras podem contribuir com um terço da mitigação climática total necessária para limitar o aquecimento abaixo de 2°C até 2030, aumentando simultaneamente a segurança alimentar e os meios de subsistência. “
“Da construção à medicina, as inovações nos produtos de base florestal estão a ajudar a criar alternativas aos materiais insustentáveis, como o betão, o aço, os plásticos e as fibras sintéticas, considerando que os produtos de madeira sustentáveis armazenam carbono durante toda a sua vida”, salienta o ICNF.
A propósito da efeméride, a associação ambientalista Zero, alerta em comunicado “que não se pode colocar em causa a estabilidade das políticas públicas, numa área de governação que precisa de um consenso alargado a longo prazo.”
A associação considera essencial que as florestas fiquem na área do Ambiente, e pede ao próximo primeiro-ministro “que mantenha a importância política da floresta, com a tutela directa do Sistema de Gestão Integrada dos Fogos Rurais, uma forte articulação interministerial e, que mantenha a tutela das florestas na esfera do membro do Governo que ficará com a tutela do Ambiente”.
A Zero diz ainda que, se a tutela das florestas voltar ao Ministério da Agricultura é “um enorme retrocesso na evolução das políticas públicas nesta área”, com a possibilidade de haver, afirma, uma “redução drástica das verbas públicas para investimento”, e haver verbas para o sector que são desviadas depois para áreas com mais influência.
“Sem o financiamento do Fundo Ambiental, também a remuneração de serviços de ecossistemas pode estar em causa e será mais difícil diversificar a floresta, alicerçando investimento em espécies autóctone”, conclui esta associação.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou em 2012 o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas, para sensibilizar sobre a importância de todos os tipos de florestas. Neste dia, os países são encorajados a empreender esforços para organizar actividades que envolvam florestas e árvores, como campanhas de plantação de árvores.
ambiente, Charneca da Caparica, Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da Árvore, Ecologia, Escola Básica de Santa Maria, microfloresta, Parque Urbano das Quintinhas
