Estacionamento do Parque da Paz agora é Navegante
Os moradores no concelho de Almada com passe navegante válido podem estacionar gratuitamente
A partir de 18 de Junho, os residentes no concelho de Almada, com passe Navegante válido e carregado, podem beneficiar de estacionamento gratuito no parque situado junto ao Parque da Paz, na Rotunda do Centro Sul. A iniciativa procura facilitar a articulação entre o uso do automóvel e os transportes públicos, incentivando uma mobilidade mais integrada com os transportes públicos e também responder aos desafios crescentes de estacionamento no concelho.
Tudo o que tem a fazer, é validar o seu cartão Navegante no leitor da cancela à entrada do parque, cujo acesso se faz pela rotunda do Centro Sul. Localizado na periferia do centro da cidade, facilita a transição para o o metro à superfície ou os autocarros da Carris Metropolitana.
A integração na rede de parques Navegante foi uma proposta aprovada por unanimidade na reunião municipal de 2 de Junho, e a celebração do protocolo de parceria realizou-se no parque da Paz a 16 de Junho, reforçando o compromisso de Almada com um território mais acessível, menos poluído e com melhor qualidade de vida, ao incentivar a troca do transporte individual pelos transportes públicos.
Nesta parceria são englobados o passe Navegante Metropolitano, Almada, +65, Metropolitano Antigo Combatente (+65), Metropolitano Família e passe MTS, este último também disponível a partir de 18 de Junho. Os lugares são de ocupação por ordem de chegada, consoante a disponibilidade a cada momento.
A validação para residentes encontra-se em fase de testes durante um mês, pelo que se tiver problemas ao validar o seu Navegante deve contactar a WeMob.
Este parque tem capacidade para 198 autocarros, 11 autocarros, 4 viaturas para pessoas com mobilidade reduzida, quatro motociclos e 10 bicicletas, funcionando de Sexta a Domingo durante 24 horas.
O Parque Navegante – Parque da Paz é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada (CMA), a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a WeMob, entidade responsável pela gestão do estacionamento no município, e dirige-se especialmente aos cidadãos que realizam a maioria das suas deslocações em transporte público.
Em Lisboa, os parques da Ameixoeira, Avenida de Pádua, Colégio Militar, Azinhaga da Cidade, Telheiras Nascente e Telheiras Poente (os três últimos de acesso reservado a residentes nas freguesias do Lumiar e Santa Clara) já integram a rede de parques Navegante.
Almada, mobilidade, Parque da Paz, parque de estacionamento, parque Navegante, Rotunda do Centro-Sul, transportes
