Freguesia do Laranjeiro e Feijó recebe galardão Eco-Freguesias XXI 2023

É a quarta vez consecutiva que a freguesia recebe esta distinção nacional de sustentabilidade

No dia 13 de Julho, a Casa das Artes de Miranda do Corvo, recebeu a Cerimónia do Galardão Eco-Freguesias XXI 2023, onde foram divulgados os resultados deste Prémio. Este ano foram entregues 131 Bandeiras Verdes às freguesias galardoadas (74% das candidatas). Destas, 12 freguesias foram reconhecidas com grau ouro (com índice Eco-Freguesias XXI superior a 90%) e 57 com grau prata (com índice Eco-Freguesias XXI entre 70% e 90%).

Durante a cerimónia foi reconhecido à Junta de Freguesia do Laranjeiro e Feijó (JFLF) o seu compromisso com a sustentabilidade, dentro das competências que lhe estão atribuídas, nas diferentes áreas de intervenção nos domínios da temática ambiental. Pela quarta vez consecutiva, Laranjeiro e Feijó, são a única freguesia no concelho de Almada a receber esta distinção nacional. A representar a Junta de Freguesia nesta cerimónia estiveram a Secretária Anabela Tavares e o Vogal Luís Coelho.

“Uma palavra de agradecimento a todos os fregueses e aos trabalhadores da Junta de Freguesia que com a sua intervenção diária tornam a nossa Freguesia cada vez mais sustentável nas áreas da salubridade, limpeza e higiene urbana, com o insubstituível contributo das Escolas, famílias e população em geral, pois só assim foi possível renovar esta distinção.”, pode ler-se no site da Junta de Freguesia do Laranjeiro e Feijó.

Este Galardão bienal, simbolizado pela Bandeira Verde, visa divulgar e distinguir as freguesias com melhores prácticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socio-económico e cultural, implementadas nos últimos 2 anos.

Baseado num conjunto de dez indicadores, visa evidenciar e incentivar um conjunto de acções que vão desde a educação ambiental , participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou protecção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projectos no sentido da sustentabilidade. Nesta 4ª edição participaram 221 freguesias (mais 63% face a 2021). Destas, 178 freguesias (mais 61% face a 2021) formalizaram a candidatura.

As freguesias candidatas este ano pertencem a 75 municípios do país e localizam-se maioritariamente nas regiões Norte e Centro, cobrindo 17 distritos e a Região Autónoma da Madeira. Apenas o distrito de Bragança e a Região Autónoma dos Açores não registaram qualquer participação nesta edição.

Os distritos de Braga e Leiria são os que registaram maior participação nesta edição do Prémio Eco-Freguesias, totalizando 43,8% das freguesias candidatas. Em Braga, destaca-se a participação das freguesias dos municípios de Guimarães (28) e Vila Nova de Famalicão (11). Em Leiria, registaram maior participação as freguesias dos municípios de Pombal (13) e Leiria (8).

Este programa é promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e, é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte para além da ABAE elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Nova, Quercus, entre outros.

Pode aceder a todos os resultados aqui.

, , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “Freguesia do Laranjeiro e Feijó recebe galardão Eco-Freguesias XXI 2023

Comentários estão fechados.