Jorge Palma, A Garota Não, Carlão e Piruka actuam no “Está Tudo em Festa” em Almada
Durante todo o mês de Junho, Almada celebra o "Está Tudo em Festa 2023" e, as Comemorações dos 50 anos de elevação a cidade
O “Está Tudo em Festa 2023” está de regresso e este ano é parte integrante das Comemorações dos 50 anos da Cidade de Almada, que se celebram em todas as freguesias do concelho. Todos os eventos são de entrada livre, alguns mediante marcação e sujeitos à lotação dos locais.
Já a partir de 2 de Junho há muitos espectáculos para assistir nas diferentes freguesias do concelho de Almada: Fogo Fogo na Trafaria no dia 2; Virgul no dia 3 na Praça da Portela no Laranjeiro; Luís Trigacheiro e o Grupo Coral e Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó no multiusos da Sobreda a 7 de Junho; Jorge Palma Trio a 9 de Junho no palco exterior do Museu de Almada na Cova da Piedade; Paulo Flores dia 10 no parque Aventura da Charneca da Caparica; Nina Toc Toc e Piruka no Parque Urbano da Costa da Caparica no dia 11; Pedro Tochas a 17 de Junho no Museu de Almada e ; A Garota Não no mesmo local no dia 18, são alguns dos nomes que compõem o cartaz de 2023 que promete um mês de animação e muita música.
As Marchas Populares de Almada também estão de volta com todo o seu bairrismo e desfilam na Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade, na noite de São João, de 23 para 24 de Junho. Será uma noite dedicada à tradição e à alegria, marcas habituais da véspera do padroeiro da cidade. Depois do desfile, há baile no Jardim da Cova da Piedade com a Banda Sense.
Este ano, Almada celebra os 50 de elevação de vila a cidade. Para comemorar a data, a Câmara Municipal de Almada (CMA) preparou um programa especial. Ao longo de todo o mês de Junho, estão programadas conferências e exposições dedicadas aos 50 anos da cidade, para que a possa conhecer e pensar melhor.
As Comemorações culminam no dia 24, dia de S. João, com um grande cortejo que celebra a história e a comunidade almadense, representando a diversidade da cidade. O cortejo termina em Cacilhas onde o palco com vista para o rio terá um espectáculo de artes performativas e um concerto de Carlão, almadense que regressa à cidade que o viu crescer. Antevê-se um grande concerto junto à Fragata D. Fernando II e Glória, que terminará com a luz e o som do espectáculo de fogo de artifício.
O programa oferece ainda actividades nas áreas do desporto, teatro, artes plásticas, cinema, dança, circo aéreo, gastronomia, património, humor, conversas, visitas guiadas e intervenção comunitária. Haverá arraiais populares em todas as freguesias.
Para os mais novos haverá muitas horas do conto ao longo do mês de Junho, oficinas e workshop, momentos de leitura, jogos e, actividades em família. O festival de teatro Sementes traz também circo e oficinas artísticas.
Conheça o programa completo do Está Tudo em Festa 2023.
Concurso de Quadras Populares
De volta está também o Concurso de Quadras Populares alusivas aos festejos de São João, padroeiro da cidade de Almada.
Este ano, as palavras de inclusão obrigatória em cada quadra são “Almada” e “realidade”. Como habitual, há prémios para a as três quadras melhor classificadas: 450 euros para a primeira classificada, 350 euros para a segunda melhor quadra e 250 euros para o terceiro lugar.
As quadras devem ser entregues presencialmente ou via postal até 23 de junho. Saiba como nas Condições de Participação.
Esta é uma iniciativa promovida pela CMA em parceria com a SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada integrada nas Comemorações dos 50 anos da Cidade de Almada.
Prémios Literários Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço
Até 30 de junho, os criadores de obras literárias nas áreas do Romance, Poesia, Literatura Infantil ou Literatura Juvenil podem candidatar os seus trabalhos aos Prémios Literários Cidade de Almada e Maria Rosa Colaço.
Os dois prémios realizam-se excepcionalmente no mesmo ano e, nas suas duas categorias, por acasião das Comemorações dos 50 anos da Cidade de Almada. Assim, haverá quatro vencedores de prémios literários em 2023.
Saiba aqui todos os pormenores do regulamento da 35ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada e da 18ª edição do Prémio Literário Maria Rosa Colaço.
18º Prémio Literário Maria Rosa Colaço, 35º Prémio Lietrário Cidade de Almada, Almada, Arraiais Populares, ArtesPlásticas, Cinema, Circoaéreo, CMA, Comemorações dos 50 anos da Cidade de Almada, concertos, Concurso de Quadras Populares, Conferências, conversas, Cortejo, Cultura, dança, Desporo, entrada livre, Está Tudo em Festa 2023, Exposições, Festas Populares, Festival Sementes, gastronomia, humor, Jogos, Marchas Populares de Almada, musica, oficinas, Património, Programa, S. João, Teatro, visitas guiadas, workshops
Pingback: Sobreda | Luís Trigacheiro e Amigos do Alentejo do Feijó - Almada online
Pingback: Cova da Piedade| Jorge Palma celebra "Vida" na Casa da Cidade - Almada online