Transtejo volta a prolongar ajuste de horários até 10 de Novembro
A repetição de avisos sobre o prolongamento desta diminuição de oferta no transporte fluvial irá repetir-se até à chegada de novos navios
A Transtejo voltou a anunciar no seu site que “Por motivo de manutenção dos constrangimentos operacionais, continua em vigor o novo Horário aos Dias Úteis, na ligação fluvial de Cacilhas.” ao Cais do Sodré até dia 10 de Novembro.
Recorde-se que no final do mês de Maio a Transtejo anunciou que os horários em dias úteis na ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré sofreriam alterações, que se manteriam em vigor até 22 de Junho. A 22 de Junho prolongou esta situação até dia 22 de Julho. A 28 de Julho surgiu novo anúncio com data final de 11 de Agosto e, a 10 de Agosto o anúncio repetiu-se até início do mês de Setembro. No dia 5 de Setembro a situação voltou a repetir-se com a data de 15 de Setembro, seguidamente até 29 de Setembro, volta a repetir-se até 13 de Outubro, depois até dia 27 de Outubro. A alteração que inicialmente vigoraria apenas um mês, passou a vigorar seis.
Não se vislumbra o fim deste ajuste de horários que diminuiu a oferta das ligações fluviais entre Cacilhas e o Cais do Sodré e, reduziu a mobilidade dos almadenses em Maio deste ano. Os avisos que se iniciaram como mensais, repetem-se agora quinzenalmente. A repetição de avisos desta diminuição de oferta arrisca tornar-se algo definitivo, nunca assumido como tal.
O ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, declarou no dia 25 de Outubro, na sua audição parlamentar na comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, que “as avarias e a frota insuficiente foram os motivos responsáveis por 43% e 47%, respectivamente, das viagens suprimidas na Transtejo. ” Acrescentou ainda que “no caso de Cacilhas, a operação realiza-se com menos um navio do que o necessário”, salientando que os constrangimentos só poderão ser ultrapassados com a chegada dos novos navios. Na mesma ocasião o ministro disse também que a instalação do posto de carregamento dos navios de Cacilhas está prevista para Junho de 2024. Prevê-se assim que esta diminuição de mobilidade dos almadenses dure até lá.
Aos fins de semana e feriados os horários mantém-se sem nenhuma alteração.
Pode consultar os horários em tempo real aqui e na aplicação TTS
Cacilhas, cacilheiros, Cais do Sodré, Dossier Transtejo/Soflusa, mobilidade, prolongamento, transportes colectivos, transportes fluviais, Transportes públicos, Transtejo
Pingback: Transtejo volta a prolongar ajuste de horários até 22 de Março - Almada online