Almada | Alerta Laranja a 22 de Janeiro
Entre as 00h e as 9h de Quarta-Feira, os pontões da frente urbana de praias estão interditados pela proteção civil de Almada
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão do vento e do estado do mar no distrito de Setúbal aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental a partir das entre as 00h e as 9h de 22 de Janeiro.
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Almada informa que o acesso aos pontões da Costa da Caparica (frente urbana de praias) será proibido.
Até às 9h agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Sudoeste, com 5 a 5,5 metros de altura significativa, podendo atingir 10 metros de altura máxima.
Das 9h às 15h as ondas serão de sudoeste com 4 a 5 metros, e o alerta passa a ser amarelo.
Entre as 3h e as 00h de dia 23 de Janeiro o alerta amarelo passa a ser para a precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente de granizo.
A Proteção Civil alerta, em especial a comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adopção de medidas de precaução.
Recomendam também:
– Reforçar a amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas.
– À população em geral desaconselham a práctica de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a práctica de actividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adopte uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.
– Evitar o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima e zonas ribeirinhas.
– Não practicar desportos náuticos.
– Não practicar a actividade de pesca desportiva.
– Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
Leia o aviso à populaçao da proteção civil na sua totalidade aqui.
Em caso de emergência no mar ligue 214 401 919.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, de acordo com o IPMA.
agitação marítima, agravamento, Alerta Laranja, Almada, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, chuva, Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, Meteorologia, Proteção Civil de Almada, Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada, SMPCA, vento
