Almada em alerta laranja Quarta e Quinta devido a precipitação

Chuva e vento forte, possibilidade de trovoadas e queda de granizo acompanham agitação marítima

Partilhe:

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o concelho de Almada entrará em alerta laranja a 12 e 13 de Novembro, devido a forte e persistente precipitação.

Portugal está a ser afectado pela depressão “Claudia”, nome atribuído pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia de Espanha), que deverá permanecer quase estacionária sobre o Atlântico Norte até ao fim de semana. O sistema frontal associado, atingiu o Minho no final de Terça-Feira, estendendo-se agora gradualmente a todo o território continental.

Em Almada a chuva começou a fazer sentir-se na madrugada desta Quarta-feira, e às 21h o concelho entra em alerta laranja, devido a forte e persistente precipitação, que se manterá até às 9h de 13 de Novembro. O vento terá rajadas de Sul até 90 km/h no litoral, podendo chegar aos 110 km/h nas serras, entre as 3h e as 21h de dia 13. Ocorrerá um elevado arrefecimento nocturno. O pico da tempestade está previsto para Quinta-Feira.

As previsões do IPMA são de que a ondulação marítima será de sudoeste com 3,5 a 5 metros, até às 21h de dia 14.

Entre as 9h de Quinta-Feira e as 21h de Sexta, a precipitação ocorrerá maioritariamente em regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, podendo ser pontualmente em forma de granizo, mas o alerta será amarelo durante este período.

O IPMA elevou o aviso de alerta de precipitação para aviso laranja esta quarta-feira para 14 distritos de Portugal Continental. 

Mantenha-se atento às informações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e siga as recomendações da Proteção Civil e forças de segurança.

A Proteção Civil recomenda

Os efeitos expectáveis destes alertas são inundações em zonas urbanas, com histórico deste tipo de ocorrências; instabilidade de vertentes, com possível movimento de massa (deslizamentos, derrocadas, outros), devido à infiltração da água e saturação dos solos e piso rodoviário escorregadio, com possível formação de lençóis de água.

Pode e deve adoptar comportamentos preventivos adequados, sobretudo nas zonas historicamente mais vulneráveis. Desobstrua os sistemas de escoamento das águas pluviais, nomeadamente algerozes e telhados. Retire inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas. Garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, sobretudo andaimes, placards e outras estruturas suspensas. Evite o estacionamento de viaturas em zonas historicamente mais vulneráveis a inundações, com especial atenção para garagens subterrâneas. Retire das zonas normalmente inundáveis animais, equipamentos, veículos e/ou outros bens para locais seguros. Adopte uma condução defensiva, reduzindo a velocidade. Tenha atenção à formação de lençóis de água nas vias rodoviárias. Não atravesse zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Durante o período de Aviso Meteorológico Amarelo para agitação marítima, é desaconselhada a circulação no paredão da frente urbana de praias da Costa da Caparica. O SMPC de Almada aconselha ainda que evite o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima e zonas ribeirinhas. Evite passeios na praia, junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima. Lembre-se que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras. Não pratique desportos náuticos nem pesca desportiva. Reforce a amarração e mantenha sob vigilância as embarcações atracadas e fundeadas.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , ,