Costa da Caparica | O Fantasma da Ópera

Dia 29 de Dezembro, às 21h no Auditório Costa da Caparica

O Fantasma da Ópera é um filme de 2004, dirigido pelo aclamado Joel Schumacher, com guião de Andrew Lloyd Webber (Jesus Christ Superstar, Evita, Cats), que o adaptou para a Broadway, baseado no seu musical The Phantom of the Opera, por sua vez uma adaptação do romance gótico Le Fantôme de l’Opéra, de Gaston Leroux (1910).

O filme de Joel Schumacher destaca-se pelo modo como quer tematicamente, quer visualmente se inscreve no insólito ficcional, tal como outras obras do realizador como Os Rapazes da Noite (1987) ou Batman para Sempre (1995). O Fantasma da Ópera está organizado em função de um espaço fechado que encapsula medos, segredos do passado e um temor generalizado de tudo aquilo que o subterrâneo contém, em particular por este representar a desordem (sobrenatural) perante a ordem (natural) das coisas. A sua movimentação no espaço da Ópera anuncia a permeabilidade de fronteiras que o filme (e consequentemente a obra) exploram: entre o superhumano e o sobrehumano; o humano e o monstro; o visível e o invisível; a vida e a morte ou entre o eu e o outro marginal.

A obra mostra um gênio musical, Erik, que tem o rosto deformado e vive nas catacumbas de uma ópera em Paris. Forçado a esconder-se depois de ter assassinado o homem que o mantinha como prisioneiro de um circo de horrores, onde a sua disformidade era atracção, Erik vive atormentado na prisão subterrânea esquecido pelo resto do mundo, daí também a sua condição de fantasma. As falhas de Erik resultam da sua condição disforme que, no fundo, afecta a forma como lida com o mundo e vice-versa. O protagonista sombrio, inicialmente apenas conhecido em França, tornou-se um êxito internacional.

No filme de Schumacher, talvez mais do que nas anteriores adaptaçõe), a dimensão humana de Erik é exaltada por via da sua genialidade musical e, ao mesmo tempo, pelo sacrífico que faz, perante a impossibilidade de ser amado liberta Christine para que esta seja feliz com Raoul.

Não obstante esta romantização da personagem principal, Erik permanecerá sempre como superhumano (um deus, um fantasma, um génio) ou como sobrehumano (um monstro, um assassino), mas nunca como um humano, como um de nós.

A figura do Fantasma da Ópera tem sido amplamente popularizada através de adaptações, sobretudo a peça de teatro musical de 1986, exibida na Broadway. Criado por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe, que esteve em cena 35 anos.

Todas as canções do filme são composições de Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. A versão ouvida no filme é cantada pelos actores do elenco. A única actriz que não canta as canções é Minnie Driver, a Carlota. Sempre que sua personagem canta, a voz que se ouve é da professora de canto  Margaret Preece, porém Minnie Driver canta a última música do filme, Learn to be lonely, a música dos créditos finais.

Protagonizado por Gerard Butler, Emmy Rossum, Patrick Wilson, Miranda Richardson, Minnie Driver e Jennifer Ellison, o filme arrecadou 154,6 milhões de dólares em bilheteira mundialmente.

O filme esteve nomeado para três Óscars e três Golden Globes em 2005.

Cinco curiosidades sobre O Fantasma da Ópera: no romance original, Gaston Leroux diz que está a contar uma história real, apresentando relatos e documentos que pretendiam comprovar a veracidade da narrativa; ao longo de três décadas, o musical da Broadway já facturou mais de 1 bilhão de dólares; no filme de 2004, para que as chamas parecessem realistas durante o incêndio no teatro, a produção pegou fogo nos cenários; o filme de Joel Schumacher foi financiado por Andrew Lloyd Webber, que investiu 6 milhões de dólares na produção; o musical já foi traduzido para mais de 15 idiomas, entre os quais o russo, o húngaro e o coreano.

©DR / Gerard Butler, Emmy Rossum e Patrick Wilson são os três actores principais desta adaptação de Joel Schumacher.

Sinopse:

O Fantasma da Ópera conta a história trágica de um triângulo amoroso, passado nos bastidores de uma ópera parisiense.

Por entre as sombras do teatro onde vive Christine Daae (Emmy Rossum), a jovem soprano que ficou órfã e foi acolhida pela trupe como uma das vozes do coro, a voz do Fantasma chama obsessivamente por ela, estimulando o seu extraordinário talento. Durante anos, de noite, ela escuta a sua voz e ele ensina-a a cantar, dizendo que é o Anjo da Música.

Só uma bailarina do corpo de bailado, Madame Giry (Miranda Richardson), sabe que o misterioso Anjo da Música de Christine é, na verdade, o Fantasma (Gerard Butler), um desfigurado génio musical que habita as catacumbas do teatro, aterrorizando o grupo de artistas que ali vive e trabalha.

O Fantasma aterroriza a temperamental diva La Carlotta (Minnie Driver) que abandona a última produção da companhia a meio dos ensaios. Os novos patronos não têm outra opção senão confiar em Christine como protagonista. A hipnotizante noite de estreia seduz não só o público como o Fantasma, que faz dela a sua protegida e tudo fará para a tornar a próxima estrela.

Mas ele não é o único enfeitiçado pela jovem soprano. Christine depressa se verá cortejada pelo Visconde Raoul de Chagny, o rico benfeitor da companhia e namorado de infância. Embora encantada pelo seu carismático mentor, Christine é, indiscutivelmente, atraída pelo belo Raoul, enfurecendo o Fantasma com ciúmes, o que o leva a sequestrá-la. A soprano é levada para o mundo subterrâneo onde o Fantasma vive. Ele confessa o seu amor, dizendo que precisa da sua companhia e da sua voz para a música que compõe.

Ela tenta ver o rosto do Fantasma e arranca a sua máscara, provocando-lhe fúria e vergonha. Erik, deixa que Christine regresse ao teatro e cantora decide fugir com o namorado Raoul, mas volta a ser sequestrada e Raoul também é mantido como refém. A protagonista recusa casar com o Fantasma, mas acaba aceitando, para salvar a vida do amado.

Quando a jovem levanta a máscara para beijar seu rosto, o Fantasma confessa que nunca foi beijado, nem mesmo pela mãe. Os dois choram, suas lágrimas se misturam, num momento de grande intimidade e emoção.

Depois, o Fantasma deixa Christine partir com Raoul, mas fá-la a prometer que irá regressar quando ele morrer, para devolver o anel de ouro que lhe deu. Algum tempo depois, ele morre de amor e a cantora regressa à Ópera para enterrar o seu corpo num local escondido, devolvendo o seu anel.

©DR / O Baile de Máscaras

Ficha Técnica:

Director: Joel Schumacher
Guião: Andrew Lloyd Webber, Joel Schumacher
Productor: Andrew Lloyd Webber
Elenco: Gerard Butler, Emmy Rossum, Minnie Driver, Patrick Wilson, Miranda Richardson, Simon Callow, Ciarán Hinds, James Fleet, Victor McGuire, Jennifer Ellison
Música: Andrew Lloyd Webber
Fotografia: John Mathieson
Montagem: Terry Rawlings A.C.E.
Género: Musiccal
Ano: 2004
Origem: USA

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Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online