O Março à Solta está de volta

O Mês da Juventude celebra-se no concelho de Almada de 8 de Março a 6 de Abril

O trabalho desenvolvido por jovens e associações juvenis do concelho, volta a ser celebrado em Almada com mais uma edição do Março à Solta. O programa preparado pela Câmara Municipal de Almada (CMA) para celebrar o Mês da Juventude, abrange todos os gostos e inclui música, teatro, dança, stand up comedy, desporto e cidadania. Todas as actividades são de entrada livre.

Do extenso programa destacamos no dia 8 de Março entre as 15h e as 16h30, o Torneio Futsal Feminino que se realiza no Polidesportivo do Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, a Casa Amarela, no Laranjeiro. Organizado pela Associação da Comunidade Angolana de Almada (ACAA), para jovens jogadoras dos 14 aos 35 anos, promete ser uma tarde cheia de acção, competição saudável, música, prémios e muitas surpresas.

Ainda a 8 de Março, a partir das 21h30, o icónico Ponto de Encontro, em Cacilhas, recebe um concerto especial que celebra o legado dos Not Without Fighting, banda de hardcore da Margem Sul que conta com 25 anos de história. A banda traz consigo os Diabolic Mental State e os Fear the Lord como convidados, e juntos revisitam os êxitos da sua carreira, a energia crua em palco, e a ligação a um público que abrange várias gerações e que se tem mantido fiel ao longo de um quarto de século. O concerto integra ainda a apresentação do documentário comemorativo sobre a carreira da banda.

©DR / A in’Spiritus Tuna celebra 30 anos de existência em 2025.

Também a 8 de Março pelas 21h, a in’Spitus Tuna, a tuna feminina da Coperativa Egas Moniz, inicia a comemoração dos seus 30 anos de existência, com a 1ª edição da Serenata ao Luar, uma noite de serenatas femininas, no histórico Salão de Festas da Incrível Almadense. “Recordar o passado, festejando o presente e projectando o futuro através desta celebração de partilha, do espírito Tunante com muita música” é o objectivo. O evento celebra também o Dia Internacional da Mulher, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), através do Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de Almada, enaltecendo a música e o espírito tunante no feminino. A Noite de Serenatas destina-se a toda a família, sendo um evento cultural com uma componente solidária, revertendo o valor total da bilheteira a favor da APAV. A primeira edição da Serenata ao Luar, conta com a participação e actuação da TunaMaria – Tuna Feminina de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT), a TFIST – Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (IST), a Lusitana – Tuna Feminina Universidade Lusíada (UL) de Lisboa, a NostraTuna – Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Tuna organizadora, a in’Spiritus Tuna. Os bilhetes custam 1€.

No dia 9 de Março, se o tempo permitir, o Mercado Urbano de Almada – MUDA volta ao Largo Alfredo Dinis perto do Farol de Cacilhas, entre as 10h e as 17h. Neste mercado ribeirinho, poderá conhecer os projectos de vários jovens empreendedores e artesãos, e encontrar uma variedade de produtos artesanais para todos os gostos e à sua medida. Haverá também banquinhas de comes e bebes.

A 14 e 15 de Março realiza-se a 31ª edição do Tágides – Festival Internacional de Tunas Universitárias, organizado pela anTUNiA, a Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A Noite de Serenatas, acontece a 14 de Março a partir das 21h, na escadaria dos Paços do Concelho, num ambiente intimista, e no dia 15 também às 20h30 acontece o festival. Os participantes deste ano são a Afonsina, Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, a Estudantina Académica de Castelo Branco (EACB), a Tuna de Montes a Tuna de Ingenieros de Montes de la Universidade Politécnica de Madrid (UPM), e a Tuna Universitária do Porto (TUP). Extra competição participam a Feminina – Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e a TunaMaria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Também a 15 de Março entre as 10h e as 18h, realiza-se o mercado Let’s Swap, no Ponto de Encontro, em Cacilhas. Este mercado que acontece em Almada desde 2018, surge como uma uma alternativa ao consumo em massa, e traz consigo trocas sustentáveis. Traga a sua roupa ou livros que já não usa, recebe pontos que servem de moeda de troca para adquirir outras peças, sem desperdício e com impacto positivo no ambiente.

A 16 de Março das 13h30 às 18h, o Projecto Somos Maré realiza-se na Lombok Paradise Surf School, na Costa da Caparica. Este é um evento que une desporto, inclusão e sustentabilidade. A seguir a uma Limpeza de Praia, pode participar numa Sessão de Surf Terapia, inspirada na metodologia Waves For Change, uma experiência única que alia o surf ao bem-estar emocional, sempre acompanhado por mentores especializados, de seguida pode repor energias com um lanche saudável, e finalmente explorar a Educação Ambiental e Comunitária, com dinâmicas interactivas sobre reciclagem, economia circular e preservação dos oceanos.

©Pedro Mestre/ WSL / Somos Maré traz limpeza de praia, surf terapia e educação ambiental e comunitária.

A 5ª edição do mercado Matéria Prima realiza-se a 22 e 23 de Março no Ponto de Encontro, em Cacilhas. No dia 22, o evento começa com a inauguração da exposição “Incongruências” às 14h30, com a presença dos artistas MAFS.JESUS & Rakimbadu. Segue-se a MS Beat Battle, às 15h,onde os beats vão entrar numa verdadeira competição. O “3 Pancadas ao vivo”, com Sam The Kid, João MouraSir Scratch, às 18h, Às 21h30, Rakimbadu e convidados sobem ao palco, a que se segue o concerto de E.Se, às 22h30. No dia 23, as actividades começam às 14h30, com a Oficina de Graffiti com HESP, uma oportunidade para aprender técnicas de arte urbana. A competição volta com a MS Breaking Battle às 15h, onde o DJ Pulso irá estar no comando das batidas, enquanto os breakers mostram as suas habilidades. Pelas 16h30, o ambiente aquece com Bruma DJ Set, para quem quer dançar e sentir o ritmo. Para fechar realiza-se um concerto de Maximus, às 18h.

O espectáculo “Isto não é bem nada”, com Diogo Batáguas acontece a 26 de Março pelas 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Almada. O humorista almadense Diogo Batáguas sobe ao palco para mais uma noite de stand-up comedy onde o sarcasmo, a irreverência e a crítica mordaz se unem, para arrancar gargalhadas ao público. Batáguas traz a sua visão sobre a sociedade, o quotidiano e as relações humanas, abordando temas actuais com a sagacidade e o humor afiado que o tornaram num dos comediantes mais populares de Portugal. Se há coisa que distingue Diogo Batáguas, é a sua capacidade de dizer o que todos pensam, mas poucos têm coragem de verbalizar. Com um estilo irreverente e sem filtros, o humorista promete uma performance carregada de observações certeiras, momentos inesperados e aquele humor mordaz que não deixa ninguém indiferente. Para a noite ser ainda mais especial, Batáguas contará com a presença de convidados surpresa, que irão acrescentar ainda mais dinamismo e diversão ao espectáculo. A sua presença e comunicação garantem um serão cheio de provocações, risos e momentos de puro entretenimento.

A 28 de Março às 21h, o alunos da Show It Dance Academy apresentam o espectáculo de dança contemporânea “Alerta de Desordem”, no Auditório Fernando Lopes-Graça. Inspirado no “Efeito Borboleta” e na “Teoria do Caos”, o espectáculo mergulha na relação entre pequenas acções e grandes consequências. Os bailarinos são da Companhia Artística Alcateia – Elenco Júnior, formada por alunos da Show It Dance Academy, Cada movimento, por mais subtil que pareça, desencadeia uma reacção, reflectindo a complexidade das ligações humanas e o impacto que cada escolha pode ter no mundo à nossa volta.

Bruno PC & Daniel Drake, dois artistas de Almada, apresentam “Duas Vozes, um Concerto” a 29 de Março às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça. Os músicos apresentarão um repertório intimista e envolvente, onde misturam temas originais com canções de grandes artistas que os inspiram. Depois de brilharem em produções como “DIVAS – Agora e Sempre” e “A Nossa Língua – Concerto Acústico”, Bruno PC e Daniel Drake sobem ao palco e prometem de uma noite de partilha musical, acompanhados de convidados especiais. Mais do que um concerto, esta será uma viagem pelas influências e vivências musicais dos dois artistas.

©NWF / Os Not Without Fight celebram 25 anos de carreira com um concerto no Ponto de Encontro.

Entre as 14h e as 19h de dia 30 Março, realiza-se o campeonato amador Almada Skate Fest no Parque da Juventude, em Almada. Aberto a jovens até aos 18 anos, este evento é muito mais do que uma competição, é um encontro inclusivo, onde diferentes gerações se reúnem para celebrar a cultura do skate num ambiente descontraído e acolhedor. Haverá treinos livres, demonstrações e competição Best Trick, onde os participantes poderão mostrar as suas melhores manobras.

A 4 e 5 de Abril realiza-se o MARIAS 2025 – XXII Festival de Tunas Femininas da FCT/NOVA. Este é um dos maiores eventos culturais da juventude da cidade de Almada. A TunaMaria traz uma vez mais à margem sul do Tejo o melhor do espírito académico e da música.
O festival traz este ano, uma edição que concentra as melhores tunas femininas de todo o país num espectáculo para toda a família.
Na Noite de Serenatas, a 4 de Abril, a música e a tradição ecoam na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cacilhas, num ambiente intimista e envolvente. Já na Noite de Espectáculo, a 5 de Abril, a energia e a camaradagem sobem ao palco da Academia Almadense (AIRFA). Tunas de todo o país reúnem-se para uma noite onde a paixão pela música e a tradição académica se fundem em palco.

A 5 e 6 de Abril, realiza-se 3ª edição da Feira Autónoma, no Ponto de Encontro, em Cacilhas. Esta é mais uma edição dedicada à valorização do trabalho de artistas, editoras e colectivos que exploram a autoedição em diferentes formas, desde a Banda Desenhada e Ilustração à Literatura, Livros de Artista, Risografia e Serigrafia. Este evento celebra a criação livre e a produção independente, oferecendo um espaço único para a experimentação e o intercâmbio de ideias. Desde a sua estreia em 2023, a feira tem vindo a crescer, reunindo dezenas de bancas com publicações exclusivas e afirmando-se como um ponto de encontro essencial para quem valoriza o formato físico e a inovação editorial. Em 2025, o evento continua a apostar no talento de artistas locais e internacionais, impulsionando novas formas de pensar e produzir publicações independentes. Durante a feira haverá ainda workshops prácticos sobre técnicas de impressão e criação editorial e momentos com música e troca de experiências.

©Raquel França / CMA / O Wrestling volta à Casa Amarela a 5 de Abril.

Ainda a 5 de Abril pelas 21h, realiza-se a 3ª edição do Almada Wrestlefest, no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro mais conhecido por Casa Amarela, no Laranjeiro. Depois de encher arenas e arrancar gritos de emoção em 2023 e 2024, o evento regressa para mais uma edição repleta de acção, drama e espetáculo. O Wrestling não é só luta, é também arte, coreografia e emoção. Este evento é para os verdadeiros fãs e para todos aqueles que cresceram a ver as grandes batalhas na TV, mas nunca tiveram a oportunidade de sentir a adrenalina ao vivo. Não é competição real, mas a intensidade é 100% autêntica.

O programa abrange ainda tertúlias, workshops, oficinas, acções ambientais e exposições. 

O programa do Março à Solta 2025 está disponível na íntegra aqui

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,