Sobreda | Nova ERPI traz 43 novas vagas para séniores
Centro Social Paroquial de Vila Nova da Camparica vai ter nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)
Fruto de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, o Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica (SCPVNC) vai lançar o concurso público para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), criando 43 novas vagas no concelho.
Esta residência vai contar com várias tipologias de quartos, sala de estar, sala de actividades, espaço de actividades ao ar livre com área coberta e descoberta, pátio interior, assim como sala de fisioterapia, gabinete médico, sala Snoezelen (destinada a doentes com Alzheimer, por exemplo), entre outros serviços. O projecto da futura ERPI, é um investimento de mais de 2 milhões de euros.

Integrado, em parte, com a Creche da Sagrada Família, valência que tem actualmente 66 crianças, o edifício da futura ERPI irá promover uma proximidade entre gerações. Apesar da cercania, a construção do edifício não terá implicações no funcionamento da creche.
O Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e a sua área geográfica de intervenção do SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) centra-se na Vila Nova ae Caparica mas estende-se da Costa da Caparica à Fonte da Telha. Tem uma importância estratégica em Vila Nova de Caparica, pois responde nas suas áreas de SAD e Creche às necessidades de mais de uma centena de famílias e cria emprego para cerca de 30 trabalhadores.
Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica, Creche da Sagrada Família, CSP-VNC, ERPI, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Instituição Particular de Solidariedade Social, IPSS, PRR, séniores, Serviço de Apoio Domiciliário), Sobreda, Vila Nova da Caparica