Costa da Caparica | PSD de Almada avança com queixa-crime no DIAP

Sobre as transferências bancárias de cerca de 35 mil euros, efectuadas por José Ricardo Martins, com autorização de João Quintino. PSD pede a demissão de José Ricardo

Partilhe:

A concelhia do PSD de Almada apresentou hoje, dia 24 de Julho, uma queixa-crime no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Almada e, “pretende a abertura de um inquérito a alegados ilícitos criminais practicados pelo Executivo da Junta de Freguesia da Costa de Caparica. “

Na base da queixa-crime “estão declarações de José Ricardo Martins, presidente da Junta daquela freguesia, que confessou terem sido feitas 58 transferências bancárias de uma conta titulada pela Freguesia da Costa de Caparica para a sua conta bancária pessoal”, pode ler-se em comunicado enviado às redacções pela concelhia do PSD Almada. Estão em causa cerca de 35 mil euros, transferidos no período entre 20 de Dezembro de 2022 e 15 de Maio de 2023, como avançou em exclusivo o Almada Online.

Esta declaração foi feita na Assembleia de Freguesia de 30 de Junho “após muitos rumores já terem circulado. José Ricardo Martins justifica-se dizendo que se tratou de um ‘adiantamento de vencimentos’ e que alguns dos valores foram compensados não recebendo vencimentos na Junta.”, continua o mesmo comunicado. 

“Em primeiro lugar, é importante termos em conta que o presidente da Junta da Costa só anunciou o que fez depois de toda a gente já estar a falar neste caso”, frisa Paulo Sabino, líder do PSD de Almada no comunicado. “Em segundo lugar, não acreditamos que esta práctica seja legal. O facto de José Ricardo Martins conhecer privados que o fazem não significa que ele o possa aplicar com dinheiro público! O PSD entende que o presidente da Junta tem de apresentar a sua demissão.” 

O Almada Online contactou Paulo Sabino, presidente da concelhia do PSD Almada que confirmou “que a queixa crime foi entregue hoje no DIAP de Almada”. Acrescentou ainda que “É importante que o assunto seja averiguado, queremos que seja averiguada a verdade, existem instituições para isso, como é o caso do DIAP, do IGF e da DGAL. Daí o PSD Almada ter apresentado a queixa-crime, não temos provas de nada. Não sabemos se foi realmente pedida uma inspecção urgente ao IGF como foi dito na Assembleia pelo presidente da Junta da Costa da Caparica. “

“Soubemos deste assunto na reunião pública da Junta de Freguesia e, o PSD tem uma opinião a dar. Pelos vistos no PS da Costa já sabiam e, o não divulgar também é crime. Na minha opinião e na do PSD, as transferências parecem ser ilícitas. O tesoureiro João Quintino achou que era legal fazer as transferências e depois achou que deviam parar, em que ficamos? Quem tem de averiguar se é crime ou não são as instituições. Os timmings, quem deu autorização às transferências, quem sabia e não disse nada, porque foram feitas…tudo isto foi feito com dinheiro público. Quero acreditar e, espero, que este seja apenas um caso isolado dentro do PS Almada. Mais uma vez estamos a falar de dinheiro dos contribuintes. “, concluiu Paulo Sabino.

Para além de Paulo Sabino, também assinam a queixa-crime Rui Patrão, André Costa e Aida Rodrigues, todos membros da Assembleia de Freguesia da Costa de Caparica, eleitos pelo PSD. 

Foram igualmente denunciados os restantes elementos do Executivo: Sérgio Sousa (Secretário), João Quintino (Tesoureiro), Célia Figueiredo e Maura Guerreiro (Vogais). 

“Todos os outros membros da equipa de José Ricardo tinham conhecimento dos factos, pelo menos, desde o dia 10 de Abril. Se nada fizeram têm de ser responsabilizados”, conclui Paulo Sabino também no comunicado. 

A queixa seguirá também para a Inspecção Geral de Finanças (IGF) e Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL), informa ainda o PSD Almada. 

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,