Costa da Caparica | Qualidade de Ouro atribuída a 15 praias
São menos duas que o ano passado, mas Almada continua a ser o segundo concelho de Portugal com mais praias distinguidas com bandeira dourada
São 15 as praias da Costa da Caparica às quais foi atribuído em 2025 o galardão de “Praia com Qualidade de Ouro” pela Quercus. São menos duas que no ano passado, mas Almada continua a ocupar o segundo lugar dos concelhos de Portugal com mais praias distinguidas pela qualidade das suas águas balneares.
À sua frente está apenas Vila Nova de Gaia com 16 praias distinguidas, em segundo lugar surge Albufeira com 15, ex aequo com Almada, e em terceiro lugar Vila do Bispo com 14.
As praias galardoadas são a da Bela Vista/Nova Vaga, Cabana do Pescador, Castelo, CDS/Santo António, Fonte da Telha, Infante, Mata, Morena, Praia Nova/Nova Praia, Rainha, Rei, Riviera, Saúde, Sereia e Tarquínio e Paraíso / Dragão Vermelho.
As praias de S. João e do Norte não receberão bandeira dourada este ano, pois no Verão passado, sofreram uma interdição pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), durante 24 horas. De acordo com os critérios definidos para a atribuição deste galardão, as praias com uma ocorrência registada estão impedidas de o receber no ano seguinte.
Destas 15 praias, 10 foram também distinguidas este ano com bandeira azul.
Este ano foram distinguidas pela Quercus 425 praias portuguesas, das quais 363 são praias costeiras, 48 praias interiores e 14 praias de transição.
O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuído pela associação ambientalista Quercus há mais de uma década no início de cada época balnear, distinguindo anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, tendo exclusivamente em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, publicadas pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH)
água balnear, Bandeira Dourada, Costa da Caparica, praias, Qualidade, Quercus
