Sandra Cunha e Jefferson Oliveira são os candidatos do BE a Almada
Estão oficializadas as candidaturas à presidência da CMA e a líder de bancada do Bloco na Assembleia Municipal de Almada
Sandra Cunha, socióloga de 52 anos, deputada na Assembleia da República (AR) entre 2015 e 2021, concorre à presidência da Câmara Municipal de Almada (CMA). Jefferson Oliveira, de 33 anos, licenciado em Teatro e em Sociologia, actual vereador em substituição na autarquia, concorre a líder da bancada do Bloco da Assembleia Municipal de Almada (AMA).
O anúncio foi feito pela Coordenadora Concelhia de Almada do Bloco de Esquerda (BE) em comunicado enviado às redacções, que considera que uma “aposta forte neste município, onde o Bloco de Esquerda tem conseguido assegurar um lugar na vereação, passa por promover uma renovação com caras conhecidas a nível local e nacional”, fazendo “um balanço positivo dos mandatos de Joana Mortágua e José Rocha.”
A nova equipa “está a preparar uma candidatura forte, que não exclui diálogos com outras forças de esquerda, para se constituir como uma alternativa progressista” face a “um executivo do PS demasiado encostado à direita e pouco atento aos problemas da população.”, pode ler-se no comunicado.
Sandra Mestre Cunha é doutoranda em Estudos de Género na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, e investigadora no Observatório do Racismo e Xenofobia da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (Nova School of Law). Filha de emigrantes, nasceu em França e regressou a Portugal com 7 anos. Cresceu e estudou no concelho de Almada onde continua a residir. Passou pela escola primária de Vale de Figueira na Sobreda da Caparica, agora Escola Básica Miquelina Pombo e pela escola Básica Elias Garcia. Estreou a escola Daniel Sampaio e fez o secundário na Emídio Navarro. Feminista convicta é sócia fundadora da FEM – Feministas em Movimento, associação com sede no concelho de Almada e membro do conselho consultivo da Associação de proteção à infância Meninos do Mundo. Foi professora de Análise Qualitativa de Dados no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) – IUL entre 2013 e 2016. Filiada no Bloco de Esquerda desde a sua fundação, é membro da Coordenadora Distrital de Setúbal e da Comissão de Direitos do partido.
Jefferson Oliveira nasceu no Brasil e vive em Almada desde 2001. Com um longo percurso no associativismo cultural local, foi no concelho de Almada que começou a sua formação artística. Foi também através do movimento teatral e associativo de Almada que iniciou a sua participação cívica e política local, defendendo o associativismo como essencial ao desenvolvimento cultural e democrático do concelho. Como actor, trabalhou, em Almada, com o Teatro Extremo, Ninho de Víboras, O Grito, Artistas Unidos, entre outras. Contribuiu para o livro Cidade do Teatro, com o estudo do público da 17ª e 18ª edições da Mostra de Teatro de Almada, festival no qual participou e colaborou na sua realização ao longo de vários anos. Nos anos mais recentes, foi professor em Setúbal. É membro da Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Almada.
Sandra Cunha e Jefferson Oliveira juntam-se a Luís Palma, candidato à presidência da CMA pela CDU, nas candidaturas a Almada anunciadas oficialmente pelos seus partidos. Inês de Medeiros irá ser candidata ao terceiro mandato à presidência da CMA, pelo PS Almada, não tendo ainda a sua candidatura sido anunciada publicamente.
Almada, Assembleia Municipal de Almada, BE, BE Almada, Câmara Municipal de Almada, Candidatos, Coordenadora Concelhia de Almada do Bloco de Esquerda, eleições autárquicas 2025, Líder de bancada, presidência

Pingback: Coligação "Almada em Comum" junta Bloco de Esquerda e Livre nas próximas autárquicas - Almada online