Sandra Cunha e Jefferson Oliveira são os candidatos do BE a Almada

Estão oficializadas as candidaturas à presidência da CMA e a líder de bancada do Bloco na Assembleia Municipal de Almada

Partilhe:

Sandra Cunha, socióloga de 52 anos, deputada na Assembleia da República (AR) entre 2015 e 2021, concorre à presidência da Câmara Municipal de Almada (CMA). Jefferson Oliveira, de 33 anos, licenciado em Teatro e em Sociologia, actual vereador em substituição na autarquia, concorre a líder da bancada do Bloco da Assembleia Municipal de Almada (AMA).

O anúncio foi feito pela Coordenadora Concelhia de Almada do Bloco de Esquerda (BE) em comunicado enviado às redacções, que considera que uma “aposta forte neste município, onde o Bloco de Esquerda tem conseguido assegurar um lugar na vereação, passa por promover uma renovação com caras conhecidas a nível local e nacional”, fazendo “um balanço positivo dos mandatos de Joana Mortágua e José Rocha.”

A nova equipa “está a preparar uma candidatura forte, que não exclui diálogos com outras forças de esquerda, para se constituir como uma alternativa progressista” face a “um executivo do PS demasiado encostado à direita e pouco atento aos problemas da população.”, pode ler-se no comunicado.

Sandra Mestre Cunha é doutoranda em Estudos de Género na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, e investigadora no Observatório do Racismo e Xenofobia da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (Nova School of Law). Filha de emigrantes, nasceu em França e regressou a Portugal com 7 anos. Cresceu e estudou no concelho de Almada onde continua a residir. Passou pela escola primária de Vale de Figueira na Sobreda da Caparica, agora Escola Básica Miquelina Pombo e pela escola Básica Elias Garcia. Estreou a escola Daniel Sampaio e fez o secundário na Emídio Navarro. Feminista convicta é sócia fundadora da FEM – Feministas em Movimento, associação com sede no concelho de Almada e membro do conselho consultivo da Associação de proteção à infância Meninos do Mundo. Foi professora de Análise Qualitativa de Dados no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) – IUL entre 2013 e 2016. Filiada no Bloco de Esquerda desde a sua fundação, é membro da Coordenadora Distrital de Setúbal e da Comissão de Direitos do partido.

Jefferson Oliveira nasceu no Brasil e vive em Almada desde 2001. Com um longo percurso no associativismo cultural local, foi no concelho de Almada que começou a sua formação artística. Foi também através do movimento teatral e associativo de Almada que iniciou a sua participação cívica e política local, defendendo o associativismo como essencial ao desenvolvimento cultural e democrático do concelho. Como actor, trabalhou, em Almada, com o Teatro Extremo, Ninho de Víboras, O Grito, Artistas Unidos, entre outras. Contribuiu para o livro Cidade do Teatro, com o estudo do público da 17ª e 18ª edições da Mostra de Teatro de Almada, festival no qual participou e colaborou na sua realização ao longo de vários anos. Nos anos mais recentes, foi professor em Setúbal. É membro da Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Almada.

Sandra Cunha e Jefferson Oliveira juntam-se a Luís Palma, candidato à presidência da CMA pela CDU, nas candidaturas a Almada anunciadas oficialmente pelos seus partidos. Inês de Medeiros irá ser candidata ao terceiro mandato à presidência da CMA, pelo PS Almada, não tendo ainda a sua candidatura sido anunciada publicamente.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,

Um pensamento em “Sandra Cunha e Jefferson Oliveira são os candidatos do BE a Almada

Comentários estão fechados.