Almada | A Zona de Interesse

Um filme de Jonathan Glazer, que pode ser visto dia 6 de Março às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça

Partilhe:

Enquanto milhões de pessoas são mortas nos campos de concentração concebidos pelos nazis, o comandante Rudolf Höss (1901-1947) e a sua mulher Hedwig (Sandra Hüller) tentam transformar a vivenda que lhes foi atribuída, junto ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, comandado por Rudolf (Christian Friedel), num lar aconchegante.

Naquele espaço murado, cheio de flores e árvores de frutos, a família Höss leva uma vida tranquila, ignorando conscientemente tudo o que se passa lá fora: os cheiros, os sons e o terrível sofrimento das vítimas. Um filme que mistura drama, guerra e história e, aborda o horror do nazismo.

Neste filme, muitas vezes os actores não foram informados da localização das cameras, apenas sabiam que existiam nalgumas divisões da casa. As suas actuações são as rotinas familiares dos Höss sem noção da presença da camera. O espectador tema sensação de que está sentado algures na casa a observá-los, ouvindo o ouvem, forçado a ignorar o que eles ignoram.

O filme demonstra que a cumplicidade e a apatia perante o horror podem assumir várias formas. Zona de interesse foi o nome dado à área à volta do campo de concentração de Auschwitz.

Seguindo uma perspectiva diferente do Holocauso e sem nunca mostrar o que se passa dentro do campo de concentração, este drama com realização e argumento do britânico Jonathan Glazer (“Sexy Beast”, “Birth – O Mistério” ou “Debaixo da Pele”), que se baseia no livro homónimo de Martin Amis, falecido a 19 de Maio de 2023, dia da estreia do filme em Cannes.

Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio do Júri e o FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), “A Zona de Interesse” arrecadou o prémio de melhor filme pela Los Angeles Film Critics Association, foi posicionado como um dos cinco melhores filmes internacionais pela National Board of Review e, tem cinco nomeações para os Óscares, entre eles o de melhor filme, de melhor filme internacional e de melhor realizador. 

©DR / A tranquila vida do dia-a-dia paredes meias com o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Ficha Técnica:

Título original: The Zone of Interest
Realização: Jonathan Glazer
Argumento: Jonathan Glazer, baseado no livro homónimo de Martin Amis.
Produção: Ewa Puszczynska, James Wilson
Elenco: Christian Friedel, Sandra Hüller, Medusa Knopf, Daniel Holzberg, Ralph Herforth, Maximilian Beck, Sascha Maaz, Wolfgang Lampl, Johann Karthaus, Freya Kreutzkam, Lilli Falk, Nele Ahrensmeier, Stephanie Petrowitz, Marie Rosa Tietjen
Música: Mica Levi
Fotografia: Lukasz Zal
Edição: Paul Watts
Género: Guerra, Drama
Origem: Estados Unidos da América, Reino Unido, Polónia
Ano: 2023
Duração: 106 min.
Classificação: M/14

Preço: 3,00€ com desconto de 50% para jovens e seniores

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , ,