Almada | Filhos do Meio, o documentário

Um documentário de Luís Almeida, em exibição nos dias 11, 23 e 25 de Janeiro, no Auditório Fernando Lopes Graça

Partilhe:

O documentário “Filhos do Meio”, de Luís Almeida e Alexandra Oliveira, tem estreia marcada para 11 de Janeiro, com sessão dupla às 19h e às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça. Será também exibido nos dias 23 e 25 de janeiro no mesmo local, pelas 21h. A entrada é livre, com lugares limitados ao público no dia de estreia.

O documentário conta com testemunhos de nomes como Black Company, Líderes da Nova Mensagem, Pump G, Sanryse, Nexo, M.A.C., Bdjoy, DarkSunn, Mortex, Fizz, Stix, MLK, DJ Sahid, Miguti, ORTEUM, Juana na Rap, TOM e Mura, entre outros, e traça um retrato do rap almadense, desde os seus primórdios até aos dias de hoje.

Luís Almeida e Alexandra Oliveira assinam este documentário, que surge no âmbito da exposição “Filhos do Meio” patente no Museu de Almada – Casa da Cidade até 29 de Março, e é o seu mais recente projecto. Esta é a versão completa, com cerca de uma hora, do filme de 16 minutos que se pode ver desde o final de Outubro na exposição.

Alexandra Oliveira Matos e Luís Almeida formam uma incansável dupla criativa que tem já percurso sério no campo do documentarismo. Chegaram ao projeto “Filhos do Meio”, um filme sobre o Rap na Margem Sul do Tejo, com o embalo de uma primeira abordagem ao vasto universo do hip hop português com a produção da série “De Sol a Sol”, mas sobretudo, porque lhes era reconhecida uma enorme paixão por esta cultura e um real sentido de missão em fixar histórias tantas vezes invisíveis. Com a aliança formalizada na criação da produtora Many Takes, Luís e Alexandra criaram uma estrutura profissional e humana que lhes tem permitido encetar novos projectos, com crescente ambição.

©DR / A versão de uma hora, do filme de 16 minutos que se pode ver na exposição.

Ficha Técnica:

Título original: Filhos do Meio
Realização: Luís Almeida
Produção: Alexandra Matos
Entrevistas: Ricardo Farinha
Assistentes de Câmara: Fábio Guerreiro, João Guimarães
Design Gráfico: Chikolaev
Fotografia: Marco Bento
Drone: Sebastião Santana
Som Directo: Catarina Silva
Pós-Produção Áudio : Gustavo Marques, Fábio Coelho
Edição: Luís Almeida
Género: Documentário
Origem: Portugal
Ano: 2024
Duração: 60 min.
Classificação: M/12

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete no local, no dia da sessão e no horário da bilheteira, e sujeita à lotação da sala.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , ,