Almada | Kubrick por Kubrick

Um filme de Grégory Monro, que pode ser visto dia 17 de Abril às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça

Stanley Kubrick (1928-1999) foi um dos mais importantes realizadores da história do cinema e tudo já foi dito e escrito sobre ele. Biografias e documentários analisaram a sua vida e obra, mas o próprio nunca foi ouvido e, para muitos permanece um mistério. Ao longo da sua vida não terá dado mais do que uma dezena de entrevistas, diz-se que era tímido, um génio recluso, que não gostava de explicar os seus filmes, que não apreciava a imprensa, e pouco se sabe sobre o que se passava na sua mente. Pela primeira vez, este documentário dá voz ao cineasta e deixa que ele próprio conte a sua visão do mundo. Graças a Michel Ciment, crítico de cinema internacionalmente conhecido como um especialista de Kubrick, e por um acordo excepcional da família, foi possível aceder a uma série de entrevistas raras que gravaram ao longo dos seus 30 anos de amizade, na sua casa de Hertfordshire, no sul de Inglaterra. Essas entrevistas, exclusivas e valiosíssimas, são o ponto de partida para o documentário de Gregory Monro onde, através de imagens de arquivo, temos a oportunidade única de compreender, pela voz do próprio Kubrick, a obra de um dos maiores criadores da história do cinema e, talvez, de um dos mais enigmáticos, que deixou uma marca intemporal na indústria do cinema. Uma rara e transcendente viagem através do olhar de Grégory Monro pela vida e filmes do icónico realizador, como nunca foi visto antes.

Como se fosse um museu no ecrã, o espectador “viaja” no tempo e no espaço dentro de uma sala branca, que flutua no espaço. Uma abordagem minimalista, só com uma reconstituição do quarto de hotel de “2001: Odisseia no Espaço”, onde vão surgindo objectos e cartazes dos filmes,

Filmes como “A Laranja Mecânica”, “Lolita”, “2001: Odisseia no Espaço”, “The Shining”, “Nascido para Matar” ou “De Olhos Bem Fechados” fizeram de Stanley Kubrick um dos mais importantes e influentes cineastas de sempre. Os seus filmes têm temas tão diversos entre si que acabaram por criar uma das carreiras mais interessantes e plurais do cinema. Guerra, terror, ficção-científica, épicos e dramas, foram alguns dos gêneros escolhidos pelo director norte-americano ao longo de uma carreira de 50 anos e das suas 13 longas-metragem; e, por mais opostos que sejam, eles têm um aspecto em comum: o perfeccionismo na realização. Kubrick era conhecido por refazer dezenas de takes em busca da extrema perfeição.

“Kubrick por Kubrick” começa por resistir à explicação teórica dos seus filmes, mas contorna isso com o tecer gradual de um pensamento, partindo de aspectos ligados à pesquisa, ao método, à técnica e consciência visuais, rigor que lhe ficou do princípio de carreira como fotógrafo, ao processo da rodagem em si, e só depois chegando às questões que marcam as narrativas dos filmes, da civilização à violência, da guerra à inteligência das máquinas.

Nascido em Paris, Gregory Monro cresceu com a cultura americana e com os filmes de Steven Spielberg, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Frank Capra e Sergio Leone. Aos 9 anos já representava e quando tinha 13 anos, começou a fazer os seus primeiros filmes. Depois de se formar pela Escola de Cinema Francesa ESRA, em 1997, participou durante alguns anos na masterclass de Jack Waltzer (membro vitalício do Actors Studio) em Paris e Nova Iorque. A partir de 1999, Gregory Monro escreveu, produziu, realizou e actuou em várias curtas-metragens, tendo a maioria passado por festivais de cinema internacionais.

Em 2019, o seu documentário “Michel Legrand: Deixe a música tocar” foi nomeado para o International Emmy Awards. Em 2020, o seu último filme, “Kubrick por Kubrick”, estreou-se no Festival de Cinema de Tribeca, tendo sido seleccionado em inúmeros festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary e o Festival de Cinema Americano de Deauville. Em 2021, o filme que dedicou a Kubrick foi premiado no International Emmy Awards, no Banff World Media Festival e no Focal International Film Festival.

©DR / Kubrick durante a rodagem de “2001: Odisseia no Espaço

Ficha Técnica:

Título original: Kubrick by Kubrick
Realização: Gregory Monro
Argumento: Gregory Monro
Produção: Martin Laurent, Jeremy Zelnik
Elenco: Stanley Kubrick, Michel Ciment, Malcolm McDowell, Jack Nicholson, Shelley Duval, Sterling Hayden, Arthur C. Clarke, Marisa Berenson, R. Lee Ermey, Vincent D’Onofrio, Peter Sellers, Garrett Brown, Ken Adam, Leonard Rosenman, Tom Cruise, Nicole Kidman, Christiane Kubrick, Roger Ebert, Dann Gire, Maurice Beaupère, J. – H. Bigay, Kirk Douglas, Pierre Fruchon, Sue Lyon, James Mason, Agop Tarzan.
Música: Vincent Théard
Fotografia: Radek Ladczuk
Edição: Philippe Baillon
Género: Documentário
Origem: França, Polónia
Ano: 2020
Duração: 65 min.
Classificação: M/12

Preço: 3€ (desconto de 50% jovens e seniores)

, , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online