Almada | Regresso do desfile do 25 de Abril
Movimento associativo desfila por Almada a partir das 9h, com concentração em frente à Pastelaria Condestável
A coordenação do desfile está a cargo da Almada Abril, composta por mais de uma centena de associações, colectivos, individualidades e colectividades do concelho de Almada, que se uniram para celebrar os 50 anos do 25 de Abril com muitas actividades paralelas ao programa municipal.
Às 9h realiza-se uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Almada (AMA), comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, em frente ao Forum Romeu Correia, com intervenções dos eleitos dos vários partidos nela representados.
Depois da concentração na Av. D. Nuno Álvares Pereira, o desfile do movimento associativo segue para a Praça S. João Baptista, para apresentar cumprimentos à Tribuna e nela colocar os seus estandartes. A encabeçar o desfile estarão os presos políticos almadenses ainda vivos. Este é um dos objectivos deste desfile, “respeitar a memória e homenagear os 426 almadenses que foram presos por lutar contra o fascismo, durante os 48 anos de ditadura em Portugal”, explica a organização em comunicado.
Presentes nesta praça estarão também as fanfarras das Corporações dos Bombeiros Voluntários de Almada (BV Almada), Cacilhas (BV Cacilhas) e Trafaria (BV Trafaria) e, as Bandas Filarmónicas da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (SFIA), Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) e da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (AIRFA).
Às 10h50 decorrerá uma cerimónia organizada pelas Juntas e Uniões de Freguesias do concelho de Almada, na Praça S. João Baptista. Haverá intervenções dos Representantes das Uniões e Juntas de Freguesia, e da Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA) Inês de Medeiros.
A Banda Filarmónica da SFUAP entoará o Hino do MFA, a da SFUAP a Grândola Vila Morena, a da AIRFA o Hino da Cidade e a da SFIA o Hino Nacional, com Soprano.
Após as cerimónias oficiais do poder local, o desfile segue para a Praça do MFA onde serão homenageados os perseguidos pela ditadura, com deposição de coroas de flores junto da estátua dos Perseguidos.
O desfile volta a reunir-se em Cacilhas, pelas 14h, de onde segue para o Marquês de Pombal, para o grande desfile na Avenida da Liberdade, que culminará no Rossio.
A organização promete ainda surpresas durante o percurso do desfile.
25 de Abril de 1974, 50 anos do 25 de Abril, AIRFA, Almada Abril, AMA, BV Cacilhas, BV Trafaria, CMA, Desfile, movimento associativo, perseguidos, Poder Local, SFIA, SFUAP