Carris Metropolitana faz balanço de 2023

Transportadora rodoviária inicia 2024 com mais de 600 mil passageiros diários

O ano de 2023 foi um marco importante para a Carris Metropolitana (CM), com a conclusão do seu primeiro ano de operação simultânea nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa (AML).

Em comunicado, a transportadora rodoviária informa que “diariamente, foram realizados mais de 21 mil serviços entre as mais de 12 mil paragens de autocarro, asseguradas pelos cerca de 1700 autocarros em operação nos 3 mil quilómetros quadrados da AML. Esta realidade traduziu-se em mais de 20% de horários e mais de 30% de quilómetros face ao serviço anteriormente existente.”

Neste primeiro ano de operação global em todo o território da AML, concretizou-se “a gradual capacitação humana nos 4 prestadores de serviço, com o incremento do número de profissionais que permitiram alcançar os níveis de serviço pretendidos. São hoje mais de 3 mil os trabalhadores que diariamente garantem a operação da CM.”

Durante este período, “desenvolveu-se um processo de melhoria contínua, de simplificação da rede, ajustes e reforços nos horários e percursos, mais alinhados com as necessidades das pessoas, terminando o ano de 2023 com 141,5 milhões de passageiros transportados.”

Em 2024 a tendência de “progressiva captação de mais passageiros continua a verificar-se e a CM já atingiu números máximos de passageiros transportados superiores a 610 mil por dia útil.”

“No mês de Janeiro a CM transportou 13,6 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de passageiros transportados de 43% face a Janeiro de 2023 (acréscimo de 4,1 milhões de passageiros transportados). Também o mês de Fevereiro de 2024 (13,3 milhões de passageiros transportados) registou um aumento de passageiros transportados de 37% face ao período homólogo de 2023 (acréscimo de 3,6 milhões de passageiros).

Este aumento de procura “reflecte a estabilização e o incremento do serviço da CM que se pretende gradualmente melhorado, cada vez mais atractivo, focado nas pessoas e nas suas necessidades, constituindo-se e afirmando-se como uma real alternativa ao transporte individual.”, pode ainda ler-se no comunicado.

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Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online