Metropolitano de Lisboa anuncia início do prolongamento do metro à superfície à Costa da Caparica
Trabalhos preliminares à contratação podem atingir 1,65 milhões de euros
O Metropolitano de Lisboa informa em comunicado enviado hoje, 25 de Março, às redacções, que por delegação do Governo, “vai proceder aos estudos, levantamentos e demais trabalhos acessórios necessários ao lançamento do procedimento de contratação do prolongamento da rede do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica.”
O projecto visa promover uma ligação rápida e estruturante entre o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e a Costa da Caparica, estendendo-se num corredor que servirá a Trafaria, São João da Caparica, Quinta do Torrão, Quinta de Santo António e Costa da Caparica, assegurando uma melhor ligação deste território à actual rede do Metro Sul do Tejo.
O prolongamento do sistema de metro ligeiro de superfície da margem sul do Tejo à Costa da Caparica é um dos projectos de sistemas de transporte colectivo em sítio próprio (TCSP) na Área Metropolitana de Lisboa (AML), considerados prioritários pelo Estado e conta com enquadramento no Programa Acção Climática e Sustentabilidade (PACS) do Portugal 2030. O PACS prevê uma dotação de 3,1 mil milhões de euros, financiados pelo Fundo de Coesão, destinados ao financiamento de projectos enquadrados nas prioridades definidas para este Programa, nas quais se insere a mobilidade urbana sustentável.
Esta decisão decorre da Portaria n. 410/2024/2, subscrita pela Secretária de Estado do Orçamento e pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana e publicada no Diário da República 2.ª série, de 21 de Março de 2024.
Pela mesma Portaria, o Metropolitano de Lisboa foi autorizado a realizar a despesa correspondente, até ao montante total de 1 650 000,00€ (um milhão e seiscentos e cinquenta mil euros), valor ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.
“O Metropolitano de Lisboa foi a entidade pública escolhida pelo Governo para a concretização destes trabalhos pela experiência nacional e internacional que tem neste domínio e atendendo à natureza do projecto, o grau de complexidade dos trâmites inerentes à concretização dos investimentos em TCSP de elevada capacidade e, os prazos associados ao financiamento no âmbito da PACS.”, explica a transportadora no mesmo comunicado.
Este é um projecto muito desejado e aguardao por todos os caparicanos, que apenas têm acesso, a nível de transportes colectivos, à Carris Metropolitana. É também um passo importante no caminho da mobilidade sustentável do concelho, ligando as suas duas cidades através de uma ligação rápida.
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