O Metro vai chegar à Costa da Caparica e à Trafaria
Em março de 2024, o Governo da República estipulou que o Metropolitano de Lisboa elaborasse todos os estudos necessários ao lançamento de procedimento, tendo em vista a contratação do prolongamento da rede do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica, ficando esta empresa pública autorizada a desenvolver e contratualizar os referidos estudos num prazo de 30 meses.
O Metro vai chegar à Costa da Caparica e à Trafaria e foi, essencialmente, pela acção da Câmara Municipal de Almada.
Em março de 2024, o Governo da República estipulou que o Metropolitano de Lisboa elaborasse todos os estudos necessários ao lançamento de procedimento, tendo em vista a contratação do prolongamento da rede do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica, ficando esta empresa pública autorizada a desenvolver e contratualizar os referidos estudos num prazo de 30 meses.
Terminados os primeiros estudos e estabilizado o traçado base da extensão da linha 3 do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e à Trafaria, foi realizada uma primeira fase de participação pública, tendo sido a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa convidada a organizar, mediar e produzir um relatório independente sobre os contributos dados pelos cidadãos sobre este projeto. De realçar neste processo a Conferência de Apresentação no dia 10 de fevereiro de 2025 no Auditório do UNINOVA, na NOVA FCT, onde foi dado a conhecer a proposta de extensão do MTS, incluindo o traçado proposto e as suas especificadas técnicas.
Posteriormente realizou-se uma sessão de participação pública no dia 20 de fevereiro, no Casino da Trafaria, e uma sessão de participação pública no dia 21 de fevereiro, na INATEL, na Costa da Caparica, ambas com uma participação popular histórica no concelho de Almada. Seguiu-se a Conferência de Encerramento, no dia 6 de março, no Auditório 1D – Edifício VII, na NOVA FCT.
A verdade é que iremos ter no nosso concelho de Almada uma extensão da atual Linha 3 do MTS, que vai ganhar mais 7,16 km e mais 10 estações: Pêra; Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho); Centro da Costa da Caparica; Parque Urbano da Costa da Caparica; Santo António; São João; São Pedro; Madame Faber/Matas Nacionais; Bombeiros Voluntários da Trafaria; e Estação Fluvial da Trafaria.
Estas novas 10 estações representam um aumento de 83% do número de estações existentes na Linha 3 do MTS que, a par do ganho de mais 7,16 km de extensão desse percurso ferroviário, representam um salto significativo na oferta de mobilidade no concelho de Almada, diminuindo distâncias, aproximando pessoas e contribuindo para um meio ambiente mais verde e mais sustentável, ou seja: mais descarbonização; mais qualidade do ar; menos ruído; e mais qualidade de vida.
O novo traçado contará com ligações aos aglomerados urbanos circundantes, seja por circuito pedonal ou ciclovia, com uma interface na Trafaria que fará ligação direta com o transporte público fluvial.
Este processo de mobilidade no concelho de Almada irá requalificar o espaço público, criar centralidades e reforçar a estrutura verde, contribuindo para a valorização do nosso território, com reabilitação do edificado e do património, como é disso exemplo o Presídio e da Igreja da Nossa Senhora da Conceição na Trafaria. Contribuirá ainda para o reordenamento do transporte público rodoviário, aproximando ainda mais da realidade um projeto fundamental como o túnel imerso Algés-Trafaria.
Tudo isto pela mão da Câmara Municipal de Almada. Não esquecer que foi em Almada, na Rua Capitão Leitão, no ano de 2021, que o político António Costa disse que o MST iria chegar à Costa de Caparica. Ou seja, o município de Almada está no bom caminho, no caminho do progresso.
Almada Online, Crónica, Opinião, Pedro Dias Pereira, PS



